Dólar: R$ 5,23

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado16°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Governador Leite erra ao liberar grandes eventos e coloca Gramado e região em perigo

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Sou um dos defensores do Governo Leite e de suas medidas no combate ao Coronavírus. Considero que o Rio Grande do Sul é um dos estados menos impactados pela pandemia, muito em razão das medidas de Distanciamento Controlado e a classificação de bandeiras, por região, de acordo com a estrutura de saúde disponível.

Estas medidas adotadas desde o mês de março salvaram milhares de vidas de gaúchos. Este reconhecimento é devido e deve ser levado em conta sempre que falarmos de Coronavírus em terras gaúchas.

Governador do RS, Eduardo Leite. Créditos: Divulgação.

Dito isto, é preciso salientar o quanto é contraditório que este mesmo Governo, que foi pautado por estratégias e ponderações na luta contra o vírus, até aqui, libere grandes eventos como feiras de negócios e shows do Natal Luz, por exemplo, eventos estes que vão ocorrer a partir do mês de outubro.

É uma decisão precoce, temerária e muito arriscada pois colocará em risco a vida de gramadenses, canelenses e de toda a população da Serra Gaúcha. Ainda não era o momento para esta decisão.

E não vou aqui entrar em méritos da decisão, quem pressionou quem, e quais os motivos econômicos para tal. Quero apontar algumas das contradições neste cenário:

1 – O Turismo na Região das Hortênsias está se recuperando lentamente após 5 meses. O mês de setembro já é o melhor para a economia local desde janeiro; A não realização de grandes feiras e eventos com milhares de pessoas não vai impedir que este retorno siga ocorrendo de forma gradual e que a economia local continue no rumo da normalidade.

2 – As aulas ainda não retornaram na maioria das escolas de Gramado, Canela, Serra Gaúcha e RS;

3 – Não existe uma cura para a COVID e também não temos vacina. Portanto, TODOS continuam expostos ao vírus; Quais os motivos de fazermos uma quarentena de 5 meses (sendo que nos dois primeiros meses os casos de coronavírus por aqui eram esporádicos) e agora, com muito mais casos ativos na cidade, liberarmos geral?

4 – Cidades brasileiras já tem uma segunda onda de Coronavírus confirmadas. É o caso de Manaus. Hoje, a Fiocruz afirmou que Manaus vive segunda onda da Covid-19 e propõe lockdown para conter o avanço do vírus. Manaus foi uma das primeiras cidades do país a registrar surto da doença.

5 – Gramado, Canela e a Serra Gaúcha não comportam e não estão preparadas para lidar com grandes fluxos de turistas, ao mesmo tempo, como ocorria em anos anteriores.

6 – Não existe mão de obra suficiente para fiscalizar toda a cidade, suas ruas, comércio e atrativos turísticos. E não será possível fiscalizar feiras e eventos de grande porte!

7 – Qual a lógica de liberar eventos em Gramado e região e não liberar eventos com os mesmos moldes em Porto Alegre, Novo Hamburgo e outras cidades?

8 – Pode show no Natal com 2.500 pessoas, podem eventos e feiras com milhares de pessoas em ambientes fechados como os nossos Centros de Feiras e Eventos mas não podem baladas, não podem festas de aniversário, não podem confraternizações, não podem jogos com torcida nos estádios, não pode frequentar a praia? Incoerência total!

O setor de Eventos é sim um dos mais prejudicados pela pandemia. Mas não é o único. Toda a sociedade está impactada. Ou libera pra todos os segmentos, EM TODO O ESTADO, ou não libera pra nenhum.

Não é porque somos gramadenses e canelenses e sediamos a maioria dos eventos do RS que temos que aplaudir de pé esta decisão do Governador Eduardo Leite e de sua equipe.

Liberar é ótimo, fará com que os eventos não quebrem este ano e com que os profissionais da área possam trabalhar por pelo menos três meses, poucos é verdade pois a maioria dos eventos não foram liberados.

Mas a que preço?

Se eventos com o mesmo formato ainda não foram liberados em lugar nenhum do país, e nem do exterior, quais os motivos para serem liberados em Gramado, e na Serra Gaúcha?

É preciso lembrar que ao mesmo tempo em que as aglomerações com pessoas de todos os lugares do país passarão a ocorrer, a segunda onda de Coronavírus passará a ser uma realidade muito mais próxima de Gramado e da nossa região. Estão preparados?

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa.
flavio@acontecegramado.com.br

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade