Dólar: R$ 5,24

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado15°C, céu limpo
Search
Close this search box.
É dramática a situação dos profissionais do setor de Eventos em Gramado

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Usei a palavra drama mas muitos adjetivos podem ser incluídos neste texto para exemplificar a real situação dos profissionais da área de Eventos em Gramado e Canela. Principalmente os profissionais de pequenos e médios e eventos.

Frustração, desemprego, crise financeira, ansiedade, desespero e perspectiva zero. Estas são algumas definições que cabem bem para o atual momento destes profissionais.

Desde o dia 22 de setembro, o governo do Estado liberou alguns eventos empresariais e de negócios, embora limitados, e estendeu ainda a permissão para a realização de shows e eventos culturais, também mediante restrições.

No entanto, atividades como festas infantis, lançamentos e ações com mais de 30 pessoas, bailões, festas em casas noturnas, casamentos festas de 15 anos e formaturas seguem impedidos de acontecer. Outra restrição é que os eventos só podem ocorrer após a retomada das aulas presenciais. A revolta é geral!

Em Gramado, por decreto, o prefeito Fedoca já determinou o retorno às aulas no dia de ontem.

Já trabalhei por quatro anos em uma empresa de Eventos e também organizo alguns eventos próprios em Gramado e, embora tenha cancelado os mesmos e não dependa deles financeiramente (por serem sociais e sem fins lucrativos) sei bem a mola impulsora que os eventos são para a nossa economia.

Decoração, produtores, artistas, músicos, relações públicas e comunicação, montagem, segurança, ambulância, limpeza, iluminação, Djs, recepção, são dos alguns profissionais que cada um dos eventos contrata gerando emprego e renda em uma cadeia muito produtiva.

Para termos uma ideia do impacto da pandemia neste setor, desde março, é preciso saber que a Gramado é a cidade que sedia o maior número de eventos no Rio Grande do Sul ao ano.

De acordo com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), o calendário de eventos, ao lado do turismo, consegue ser responsável por 90% da renda da cidade. São mais de 500 eventos (entre públicos e privados), por ano no município.

Profissionais do setor estão protestando há meses e pedindo uma solução. Créditos Divulgação.

Voltando ao desespero dos profissionais, eu me solidarizo principalmente com os organizadores do pequenos e médios eventos que são os mais impactados pela pandemia e pela paralização total das atividades até aqui.

Concordo com a maioria que acusa o Governador Eduardo Leite, e sua equipe, de fechar os olhos para o setor em termos gerais e fazer algumas pequenas concessões direcionadas apenas à eventos grandes ou gigantes da cidade. Isso não tem a menor lógica!

Ou o Governo do Estado libera para TODOS, ou não libera para ninguém!

Na atual formatação está privilegiada uma pequena minoria dos integrantes deste setor. E, justamente, a minoria menos impactada financeiramente pela crise já que: os maiores são os que possuem a maior renda para conseguir sobreviver por mais tempo a esta crise terrível.

Já os pequenos estão sem nenhuma fonte de renda desde o primeiro mês de paralisação. E lá já se vão seis meses.

Ou seja: está errado o privilégio e concessões para os maiores eventos que são justamente os menos impactados. Enquanto isso, todos os outros setores da sociedade já retomaram as atividades há um bom tempo.

É um erro que só aumenta a dramaticidade da situação da maioria dos profissionais da área que, ao mesmo tempo que não podem realizar os pequenos e médios eventos, estão vendo alguns poucos eventos grandes serem liberados a conta-gotas. Imagine então a frustração!

Precisamos ser solidários com os profissionais deste setor. Que o setor público e as lideranças locais formem uma frente de ação e engajamento que trabalhe por TODOS os profissionais e Eventos, e não de forma individual como está acontecendo. Gramado nunca foi individualista em seus propósitos. Mas nesta questão está sendo! Para tristeza e frustração da maioria.

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa.
flavio@acontecegramado.com.br

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade