A Matería Capitão Rodrigo comemora neste mês de novembro, cinco anos de atividades. Para celebrar a data, os proprietários Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza, desenvolveram a ação “Chasque da Amizade” com amigos e comunicadores da região.
Nesta quarta-feira, dia 25, o ator Rodrigo Bach entregou alguns “regalos” gaúchos, interpretando Nicolau, o bolicheiro da cidade de Santa Fé na obra de Érico Veríssimo, O Tempo e o Vento.
O livro inspirou o nome do estabelecimento, que está situado em Gramado. “Somos um comércio cultural, que valoriza a arte e a cultura. Então decidimos entregar um singelo “regalo” (presente) aos amigos que estão conosco acompanhando essa história desde o início e também àqueles que divulgam a nossa gente e a nossa tradição gaúcha“, explica Fernanda.
A entrega ocorreu por meio do chasque – que significa o mensageiro, o enviado de confiança. A palavra é originária do dialeto indígena quechua e o termo hoje foi incorporado à cultura e ao vocabulário pampeano. A ação prossegue nos próximos dias com jornalistas e amigos de outras cidades do Estado.
A primeira Matería do Brasil está localizada no Largo da Borges, no Centro, aberta todos os dias, e tem como referência a seleção de padrões de erva-mate para o melhor chimarrão, tererê e chá-mate gelado ou quente.
Além de uma variedade de artigos para o chimarrão e bebidas à base de mate, todos os produtos envolvem a cultura do mate chimarrão, a Matería também oferece os tradicionais doces finos de Pelotas e medialunas “Punta y Bariloche”.