Dólar: R$ 5,16

Euro: R$ 5,53

Weather Icon
Gramado26°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Artista plástico Alessandro Müller retrata pessoas e paisagens de Gramado

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Registrar e divulgar a cidade e suas tradições e culturas coloniais através da ótica das artes plásticas, costurando a história e arte.

Este é o objetivo central do projeto cultural “Retraturas do cotidiano: Um resgate do tempo”, realizado pelo artista plástico Alessandro Müller. Durante todo o mês de novembro, o artista retratou a essência e a beleza natural de Gramado, desenhando ao vivo paisagens e pessoas das localidades da Linha 28, Linha Bonita, Linha Nova, Serra Grande e Nova Renânia.

Existe uma simbologia na escolha de cada local, da paisagem e das pessoas retratadas. “Busco reviver a história onde a cidade começou, bem como valorizar as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento sócio econômico, turístico e cultural do que hoje é a Gramado que conhecemos“, observa o artista plástico.

Casa Centenária na Linha Bonita, sendo retratada pelo artista plástico Alessandro Müller Crédito Francine Tisiam

Para Alessandro, retratar o cotidiano rural é respeitar a tradição, as crenças, os costumes, o trabalho dos colonos e as belezas naturais, que são as verdadeiras heranças da nossa história.

“Durante todo o ano nós conversamos com pessoas, coletamos depoimentos, escutamos histórias antigas e iremos trazer este conhecimento à tona novamente, contribuindo para que nunca seja esquecido e sim, fortalecido”, afirma Luana Michel, produtora do projeto.

No mês de dezembro, as obras produzidas serão exibidas numa exposição virtual no site do artista, com direito a visita gratuita e monitoria guiada. Além disso, algumas das obras produzidas serão doadas à acervos públicos do município, para que estes registros contribuam com a manutenção do patrimônio histórico cultural imaterial da cidade, proporcionando conhecimento a todos que buscarem saber mais da nossa gente e da nossa terra. A agenda completa com todas ações culturais será divulgada nos próximos dias.

É possível acompanhar em tempo real nas redes sociais, onde vídeos, fotos e fatos históricos estão sendo compartilhados diariamente.

Todas as ações deste projeto cultural contam com o financiamento da Prefeitura Municipal de Gramado e da Secretaria de Estado da Cultura do RS, através do edital Arte por toda parte – SEDACTEL Pró-cultura RS FAC.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade