Dólar: R$ 5,20

Euro: R$ 5,55

Weather Icon
Gramado17°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Nutri Simone Prestes: FRUTAS X DIABETES

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Como já falamos anteriormente, a diabetes é uma doença grave, em que a quantidade de glicose no sangue fica extremamente elevada, devido à falta de produção de insulina pelo pâncreas. A insulina é fundamental para garantir que a glicose siga sua trajetória pelas células. Sendo assim, é muito importante aos diabéticos, conhecer os alimentos que devem ou não consumir para manter um nível adequado de insulina no sangue.

Ao ser diagnosticado com diabetes, a principal tarefa é manter estável o nível de açúcar no sangue e isso se dá principalmente com a alteração e adequação da dieta alimentar. No início não é tarefa fácil, mas junto às alternativas hoje disponíveis, é possível conseguir equilibrar esses desejos de várias formas.

É fundamental ter um acompanhamento clínico e nutricional para a elaboração de um plano alimentar adequado e personalizado, lembrando sempre que, o que é bom para um indivíduo nem sempre trará resultados positivos ao outro.

A maior indagação que tenho sempre a respeito da alimentação do diabético é sobre as frutas. Afinal diabético pode ou não comer frutas?

Não só podem, como devem ser consumidas. As frutas devem estar presentes na dieta por serem grandes fontes de nutrientes como vitaminas, antioxidantes e fibras. Porém o consumo deve ser feito com moderação e atenção pois as frutas em geral, têm um alto teor de açúcar.

Então, separei algumas frutas mais indicadas para o consumo de diabéticos.

As melhores frutas para quem tem diabetes

ABACATE – Não apenas uma das frutas mais recomendadas para quem tem diabetes, mas é considerado um alimento que pode beneficiar a saúde de qualquer pessoa que o consuma. Grande fonte de gorduras boas, ele ajuda a controlar a glicose.

AMEIXA – A ameixa (in natura) também é recomendada, especialmente devido à abundância de fibras. Entretanto, a versão em calda deve ser evitada por conter uma grande quantidade de açúcar adicionado. As frutas secas também devem ser consumidas com moderação pelo mesmo motivo.

CEREJA – É uma grande fonte de vitamina C, antioxidantes (antocianinas) e contém um baixo índice glicêmico. Por isso, é uma das melhores frutas para quem tem diabetes, pois ela ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, além de ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e doenças inflamatórias.

FRAMBOESA – As propriedades da framboesa são parecidas com as do mirtilo, ou seja, ela é também rica em antioxidantes, fibras e vitaminas. Além disso, ela está entre as frutas de menor teor de açúcar, com apenas cinco gramas por xícara fresca.

MAÇA – A maçã também integra a lista das melhores frutas para quem tem diabetes. Além de ser fonte de diversas vitaminas, ela é uma grande fonte de pectina, uma fibra que ajuda a controlar a presença de açúcar na corrente sanguínea, ou seja, ajuda a manter a glicose sob controle.

MIRTILO – O mirtilo é uma fruta rica em antioxidantes. Por isso, é excelente para quem tem diabetes. É também fonte de vitamina C, o que ajuda a fortalecer a imunidade.

MORANGO – O morango é similar ao mirtilo e à framboesa, sendo também rico em antioxidantes – em especial a antocianina, responsável por sua cor. Além disso, é uma grande fonte de vitamina C e de fibras.

PÊSSEGO – O pêssego é excelente para quem tem diabetes, pois possui baixo índice glicêmico e é muito rico em fibras, o que torna mais lenta a absorção de seu açúcar natural.

PERA – A pera é uma fruta com índice glicêmico baixo e, por isso, seu consumo não causa picos glicêmicos. Ainda, sua abundância em fibras também contribui para um melhor funcionamento intestinal.

Nutricionista,  formada pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduando em Nutrição Clínica pela Unisinos
@nutrisimoneprestes

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade