Dólar: R$ 5,16

Euro: R$ 5,53

Weather Icon
Gramado30°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Governo e deputados do RS preparam sistema com lista de quem recebeu a vacina do Coronavírus

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Após as inúmeras denúncias de casos de “fura-filas” das vacinas COVID no Rio Grande do Sul, o Governo do Rio Grande do Sul e os deputados gaúchos se preparam para implementação de um sistema estadual de transparência com os nomes de TODOS os gaúchos que já receberam, e que ainda vão receber as doses das vacinas do Coronavírus.

Mesmo sem necessidade de ser Lei, o sistema de transparência já está protocolado como projeto de lei pelos deputados do Rio Grande do Sul em uma iniciativa da deputada Luciana Genro (PSOl).

Esta é uma frente. Segundo informações preliminares, os municípios seriam obrigados a divulgar os nomes de todos os cidadãos vacinados e tornar os dados públicos para todos. Os municípios seriam obrigados a detalhar quem recebeu a vacina, com nome, CPF e motivo pelo qual foi incluído no grupo prioritário. Adicionalmente, deverá constar o nome do profissional que identificou aquela pessoa como integrante do grupo prioritário e do que aplicou a vacina.

A segunda frente no combate aos “fura-filas”, é o Ministério Público. O MP do Rio Grande do Sul informou, nesta terça-feira (26), que já chega a 200 o número denúncias de pessoas que teriam furado a fila da vacinação contra a covid-19.

São três possibilidades de ações pelo MP. Na área criminal, a promotoria pode oferecer denúncia contra os envolvidos por crimes concussão (quando o servidor recebe ou oferece vantagem indevida), peculato (subtração ou desvio mediante abuso de confiança) e crimes contra administração pública ou de responsabilidade. 

O MP também pode ingressar com ação pedindo indenização por dano moral coletivo. Além disso, pode agir da improbidade administrativa, que pode resultar em perda de cargo e suspensão de direitos políticos dos envolvidos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa.
flavio@acontecegramado.com.br

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade