Dólar: R$ 5,15

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado25°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Canela: Vindima na vinícola Jolimont atrai turistas para a “pisa nas uvas” até março

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Até o mês de março, a atração para os turistas de todo o Brasil que visitam a Serra Gaúcha é a Vindima 2021 da Vinícola Jolimont, em Canela.

A tradicional colheita e pisa nas uvas é a pedida ideal para o período de verão na Serra. E, este ano, a colheita vem uvas muito saborosas que tornam o passeio ainda mais atrativo. A safra de uva no Rio Grande do Sul em 2021 é apontada como uma das melhores dos últimos anos. Na Serra Gaúcha, a previsão é que 730 mil toneladas da fruta sejam colhidas, 15% a mais do que em 2020.

Em Gramado e Canela a referência é a Vinícola Jolimont, uma das pioneiras no Estado na produção de vinhos finos e artesanais, fundada em 1948.

Tradicional “pisa nas uvas” faz a alegria dos visitantes. Créditos: Turistur/Divulgação

São 27 hectares cultivados e que estão a 830 metros de altitude, em solos pedregosos e profundos, com uma exposição geográfica privilegiada, o que favorece a maturação homogênea dos frutos.

Tudo isso no interior de Canela, uma das cidades mais visitadas do país.

No verão, período de janeiro a março a vinícola comemora o período da colheita. E a festa se completa com a tradicional pisa nas uvas, como era feito pelos imigrantes italianos para a produção do vinho.

A Turistur Gramado, principal receptivo da Serra Gaúcha, criou um pacote especial para os turistas. É o Especial Vindima. No passeio, o visitante passa sete horas vivenciando as experiências rurais de Canela e Gramado com as seguintes paradas:

  • Agroindústria Famille Chaulet: A família produz artesanalmente embutidos como salames, copas magras e queijos temperados.
  • Vinícola Jolimont: Idealizado por um Francês estabelecido na região em 1948, a Vinícola Jolimont é uma das pioneiras no Estado na produção de vinhos finos e artesanais. Os 27 hectares cultivados estão a 830 metros de altitude, em solos pedregosos e profundos, com uma exposição geográfica privilegiada, da nascente do sol, com incidência de raios solares nas primeiras horas da manhã, até o pôr do sol, o que favorece a maturação homogênea dos frutos.
  • Villa Itália Museu e Cantina: Está localizada na região considerada o berço do desenvolvimento de Gramado na Região da Linha Nova, interior do município. Por isso é chamada de Marco Zero de Gramado. Lá é possível visitar o Memorial, um valioso acervo contendo quadros, notas, objetos e utensílios de época, dispostos nas laterais do salão principal da Villa Italia, ou na antiga estufa de fumo, contam a história de Gramado.
  • Parque Olivas De Gramado: Com uma plantação de mais de 12 mil oliveiras de 6 variedades, é o primeiro azeite de oliva da Serra Gaúcha. 

O Especial Vindima ocorre todas as terças e sextas-feiras, até o dia 2 de março.

Os ingressos podem ser adquiridos neste link: https://turistur.soingressos.com/compraringresso/vindima

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa.
flavio@acontecegramado.com.br

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade