Dólar: R$ 5,20

Euro: R$ 5,55

Weather Icon
Gramado18°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Nutricionista Simone Prestes: Introdução alimentar pra os bebês

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A alimentação deve ter início logo após o nascimento e sempre que o bebê sentir fome ou sede. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que até os 6 meses de idade a alimentação do bebê seja feita exclusivamente com leite materno, uma vez que possui todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê.

Assim, não há necessidade de nada além disso, nem mesmo água ou chás, uma vez que, com a introdução de alimentos complementares, o bebê pode rejeitar o aleitamento e a absorção dos nutrientes do leite pode ser prejudicada pelos alimentos, interferindo no desenvolvimento do bebê.

A recomendação é que a alimentação complementar inicie somente a partir dos 6 meses, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade. Em casos onde a mãe não consegue amamentar ou o bebê não se desenvolve de forma adequada com o leite materno, é feita a introdução de fórmulas infantis específicas para a idade do bebê, em quantidades e horários de acordo com a orientação do pediatra e do nutricionista.

A introdução alimentar se dá quando os alimentos sólidos começam a fazer parte da alimentação do bebê, que antes se baseava apenas no leite materno ou na fórmula infantil. Ou seja, esse é o nome que se dá ao começo da alimentação sólida. Porém, esse processo requer alguns cuidados. Ainda, alguns alimentos são mais indicados que outros – que devem ser evitados nessa fase.

Como fazer a introdução alimentar

A partir dos 6 meses de vida do bebê o leite materno não consegue sozinho nutrir seu corpo por completo. Para uma introdução alimentar adequada, nutricionalmente falando, deve ser feita com a orientação de um nutricionista especializado, de forma gradual, tranquila e respeitosa com o bebê.

Nessa primeira fase, alimentos leves como frutas e vegetais, que são grandes fontes de vitaminas e outros nutrientes devem ser prioridade. Sempre lembrando de respeitar a vontade do bebe, ou seja, se ele não quiser comer não force, espere ele sentir fome. Alimentos que devem ser incluídos na introdução alimentar do bebê.

Frutas – As frutas são excelentes para a saúde do bebê, pois além de serem ricas em vitaminas, minerais, bem como fibras e antioxidantes, elas são leves.

São ricas em água, o que ajuda na hidratação do bebê. Além disso, agradam o paladar por serem doces. Dê preferência às frutas mais macias e que há possibilidade de servir amassadas, como é o caso da banana, do abacate e do mamão e evite frutas que contenham sementes, como a jabuticaba e a uva.

Tubérculos e Leguminosas – Os legumes e tubérculos também são uma excelente forma de apresentar os alimentos sólidos para o bebê. Semelhantemente às frutas, são ótimas fontes de nutrientes como os antioxidantes, as vitaminas e as fibras, que ajudam no funcionamento intestinal.

Não bastasse isso, além de fontes de diversos nutrientes importantes, sua digestão no corpo é rápida.

Algumas opções ideais para o consumo de bebês são:
● Batata
● Batata-doce
● Beterraba – ótima fonte de ferro, por isso ajuda a prevenir a anemia
● Cenoura
● Chuchu
● Ervilha (fonte de proteína e vitaminas)
● Feijão azuki, preto e branco (fontes de fibras e minerais variados)
● Grão-de-bico (ajuda na regulação do humor e promove um sono
mais tranquilo)
● Lentilha (grande fonte de proteína vegetal e ferro)
● Mandioquinha
● Soja

Na forma de purê, sopas e caldos o consumo desses alimentos se torna ainda mais fácil para a criança.

Os grãos integrais e os cereais – Por fim, os grãos, como o arroz e os cereais, como a aveia, a quinoa e outros, também podem fazer parte da introdução alimentar.

Posteriormente se introduz as carnes, o leite e seus derivados.

Alimentos que devem ser evitados na introdução alimentar

Além dos alimentos que devem fazer parte da introdução alimentar, existem aqueles cujo consumo é pouco aconselhável. Em geral, é preferível evitar os alimentos industrializados em todo caso, mas principalmente quando trata-se da alimentação de bebês. Sendo assim, qualquer alimento que contenha açúcar e sal em excesso, conservantes, corantes ou adoçantes artificiais não são recomendáveis.

Dentre eles destacam-se:
● refrigerantes
● fast food
● comida congelada
● café e bebidas com cafeína
● salsicha e carnes similares
● salgadinhos e doces
● Papinhas artificiais (as que são compradas prontas).

Nutricionista,  formada pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduando em Nutrição Clínica pela Unisinos
@nutrisimoneprestes

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade