Dólar: R$ 5,17

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado24°C, nublado
Search
Close this search box.
Natal Luz começa a ganhar forma e Gramadotur apresenta detalhes da decoração

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Muito provavelmente o Natal Luz de Gramado será o grande evento da retomada do setor no país, em 2021. Previsto para ocorrer de 28 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022, o evento já está sendo preparado nos bastidores pela equipe da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela organização dos eventos públicos de Gramado.

Na tarde desta terça-feira, dia 15 de junho, ocorreu a apresentação dos detalhes da decoração da 36ª edição, além de um resumo das ações da Secretaria de Turismo de Gramado e da Gramadotur. O evento de apresentação foi realizado no Hotel Laghetto Siena.

A presidente da Gramadotur e secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, iniciou falando dos parceiros dos eventos de Gramado como Azul Viagens, Laghetto, Golden Propriedades, AdylNet e Gramado Receptivo. Outra parceria e, uma das novidades, é que a iluminação da Rua São Pedro no Natal Luz será oferecida pelo empreendimento Vita Boulevard.

Sobre os cinco primeiros meses, Rosa detalhou algumas ações como a unificação da Gramadotur com a Secretaria de Turismo (no ExpoGramado), revitalização do Lago Negro, revitalização dos banheiros públicos, licitação para comercialização e concessão dos roteiros de agroturismo, renovação do contrato de concessão do Museu do Festival de Cinema, pedido de projeto de lei para a cedência, à iniciativa privada, da Central de Informações Turísticas de Gramado.

Outro projeto é a criação de um café conceito, concessão de um espaço na Praça das Etnias para o fomento de roteiros de cicloturismo, melhorias na Casa do Agroturismo, implementação da grife de Gramado, projeto Educação para o Turismo nas escolas, participação em eventos, entre outras iniciativas.

Na Gramadotur, o trabalho foi de tentar equilibrar as contas com o pagamentos de algumas dívidas dos eventos de 2020 que somavam aproximadamente 1 (um) milhão e meio de reais. Além da diminuição dos custos fixos da autarquia, a Gramadotur contou com um empréstimo da Prefeitura de mais de 2 (dois) milhões de reais para se manter em dia nestes primeiros meses do ano. “Temos um compromisso de fazer todos os eventos públicos superavitários, não usar o recurso público para realização dos mesmos mas buscando sempre a iniciativa privada“, explicou a presidente.

A DECORAÇÃO DA 36ª EDIÇÃO

Sobre a decoração, a Gramadotur fez um briefing para as profissionais Neca Pante e Aline Hermann, responsáveis pela concepção. “Passamos o nosso desejo de termos um evento com decoração aconchegante, com a cara de Gramado, com acolhimento. Uma decoração bonita e feita de uma forma econômica reaproveitando ao máximo o material já existente de outras edições. Por isso, 80% da decoração desta edição será de material reaproveitado“, destacou Rosa.

A decoração terá muitos detalhes e reaproveitamento de materiais e itens como anjos, flâmulas, peças em xadrez remetendo ao inverno, renas, a Vila de Natal revitalizada, artesanato rústico, inserção de detalhes em madeira, decoração na Rua Torta, Rua Coberta, praças, rótulas, itens como lanternas, bolas, uma árvore de pacotes de presentes, entre outros.

Neca Pante, presidente Rosa Helena Volk e Aline Hermann. Créditos: Flávio Prestes.

VALOR DE INVESTIMENTO
Sobre o valor do investimento no evento este ano, Rosa destacou que “os valores do Natal Luz como um todo estão prontos mas necessitamos de uma autorização do Governo do RS para depois desta certeza do que poderá realmente ser realizado, vamos fechar e divulgar“.

VENDA DE INGRESSOS
Sobre a venda de ingressos, Rosa disse que também não existe a possibilidade de divulgar a respeito no momento, enquanto não houver as definições junto ao Governo Estadual.

GERAÇÃO DE EMPREGOS
Na questão geração de empregos diretos e indiretos, o planejamento geral da Gramadotur para quantidade de pessoas que vão trabalhar no Natal este ano é de um aumento. “Dentro do que imaginamos que realizaremos, teremos novos atrativos, mais gente para trabalhar em função dos protocolos de segurança, e a expectativa é de ter um número maior de empregos diretos com relação aos eventos anteriores“, finalizou a presidente da Gramadotur.

O vice-prefeito Luia Barbacovi disse que, “criatividade, parceria e coragem marcam o evento. O que está sendo mostrado aqui é esta criatividade. A parceria é fundamental pois nos dá segurança e respaldo para os próximos meses. E a coragem, em um período de dificuldades, de criar e buscar alternativas para movimentar a economia merece o reconhecimento de todos“.

Já o prefeito Nestor Tissot destacou que o trabalho da equipe da Gramadotur e a expectativa de sucesso para os eventos. “Nossa equipe entendeu nosso plano, jeito de trabalhar e dificuldades do momento. Todos em conjunto fazendo um trabalho importante benéfico para toda a comunidade. Uma equipe pequena mas que está mostrando um trabalho fantástico pela cidade“, analisou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade