Dólar: R$ 5,14

Euro: R$ 5,50

Weather Icon
Gramado22°C, nuvens dispersas
Search
Close this search box.
As questões políticas que envolvem a orientação do Governador do RS

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Desde quinta-feira recebi inúmeras mensagens de amigos querendo saber minha opinião sobre o tema. Isso porque, além de editor do Acontece Gramado, sou presidente do Quero Quero SC (primeiro time inclusivo da Serra Gaúcha), e organizador da Copa Internacional de Futsal LGBTQIA+ que já teve duas edições em Gramado recebendo milhares de pessoas de toda a América do Sul (Evento que não contou com o apoio do Governo do RS).

Em um primeiro momento é preciso louvar a atitude do governador do RS, Eduardo Leite, de assumir sua orientação sexual em rede nacional. O contexto é: Eduardo Leite governa o estado considerado mais machista e homofóbico do país. Uma decisão destas nunca é fácil e quebra inúmeros paradigmas. Com certeza, sua atitude irá se refletir na iniciativa de muitas decisões e também nas discussões a respeito desta minoria tão calejada. Assumir sua orientação, por si só, é um ato político.

Eduardo Leite assumiu sua orientação sexual nesta semana. Créditos: Divulgação.

O Brasil é o país que mais mata LGBTs e este fato já nos motiva a discutir este tema diariamente. Nestes três dias analisei matérias, comentários, posições, críticas e todo o contexto que envolveram esta decisão do Governador pois como dizem os mais antigos “nem tudo que reluz é ouro”.

Não acho que Eduardo Leite foi oportunista, cada um tem seu momento para assumir e isso deve ser respeitado acima de tudo. Porém, Leite é figura pública e, com certeza, tem a real noção dos questionamentos que viriam após sua entrevista. Sobre isso, não quero expor exatamente o que eu penso sobre o momento de sua decisão pois acho totalmente irrelevante a minha opinião neste contexto. Guardo ela pra mim e para os mais próximos.

Mas, mesmo assim, tomo a liberdade de listar alguns questionamentos super importantes que tenho e acho que devem ser levados em conta neste momento.

1 – Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, é a primeira governadora assumidamente gay a governar um estado do Brasil. Eduardo Leite é o segundo (afirmação).

2 – Eduardo Leite não “virou” gay agora. Há anos já é de conhecimento na comunidade gay sua orientação, inclusive com vários boatos de possíveis namorados desde quando era prefeito de Pelotas.

3- A comunidade gay não “engole” até hoje, o fato de Leite ter se unido a Bolsonaro na campanha para Governador do RS, abraçando seus temas e ideais de extrema direita totalmente contrários e opositores às causas da comunidade. Suas bandeiras e ações, até aqui, entram em total contradição com as palavras atuais de “o amor vai vencer o ódio“. No mínimo foi omisso como figura pública que é há vários anos.

4 – Por que o anúncio chega só agora? Justamente no momento em que começa a ser decidido quem será o candidato do PSDB à presidência nas eleições de 2022 (E Leite se coloca como candidato há meses)? Justamente em um momento em que o seu partido (PSDB) encontra enormes dificuldades em conseguir se articular e encontrar um nome forte e, com apelo nacional, como uma possível terceira via para disputar com Lula e Bolsonaro?

5 – O PSDB nunca foi um partido que conversou com as minorias no país. É um partido elitista, extremamente focado nos interesses dos ricos e poderosos, e jamais trabalhou em favor de qualquer causa forte relacionada ao tema. Nem no Brasil, e muito menos no Rio Grande do Sul. As minorias deste país sempre foram “salvas” e socorridas pelos partidos de esquerda e principalmente pelo PT que trouxe avanços enormes durante a gestão de Lula e Dilma na proteção da vida dos cidadãos.

6 – Leite não passa a ser um governador melhor por ser gay, nem pior! Continua sendo o governador de um estado quebrado e endividado, e que tem muito a fazer. O RS atravessa a mais grave crise de sua história.

7 – Leite passa sim a ser o “queridinho” de milhões de brasileiros que foram impactados por sua mensagem, com viés político ou não, mas que é palpável em números com mais de um milhão de seguidores conquistados nas redes em apenas dois dias.

8 – É interessante olhar para dentro do Governo do RS nestes três anos de Leite e avaliar que ações e iniciativas foram feitas em em favor da comunidade LGBTQIA+?
– Como este público foi atendido pelo Governo durante a pandemia?
– Como os eventos foram ajudados ou fortalecidos?
– Quantas pessoas da comunidade fora retiradas da rua e da situação de vulnerabilidade social?
– Quantas campanhas de prevenção a DSTs foram colocadas na rua pelo Governo?
– Quantas ações focadas no fortalecimento do turismo gay-friendly?
Pelos meus levantamentos, até agora, nada foi feito de relevante neste segmento no Rio Grande do Sul desde a entrada de Leite no poder. Aliás, a Coordenadoria de Diversidade Sexual, que faz parte da secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos está totalmente sucateada e sem orçamento até onde eu sei (já estive lá e o que vi não foi nada bom).

9 – É importante destacar que para abraçar a Diversidade é preciso um mínimo de ações no dia a dia. Não ações superficiais e “da boca pra fora”, e sim ações concretas. Qual o investimento em reais do Governo Gaúcho no segmento nestes três últimos anos? A comunidade LGBTQIA+ do RS já está calejada de tanto lutar e erguer sua voz, e nunca ser ouvida. E trago aqui ícones de luta como a artista e ativista Gloria Crystal que há décadas luta por esta causa no RS sem ser ouvida pela classe política. Além dela, temos centenas que seguem “anônimos em suas lutas”.

10 – Antes de querer conquistar o Brasil, não seria mais coerente que Eduardo Leite se aproximasse de quem realmente é relevante neste segmento dentro de sua cidade, capital e estado?

Por fim, feitos alguns dos meus questionamentos, é importante salientar mais uma vez o quanto este caso foi simbólico. Opinião cada um tem a sua e, temos visto isso de forma exacerbada nas redes sociais, de quinta-feira para cá. Que este seja um momento não só de busca por likes e popularidade, mas que resulte em ações concretas em favor desta causa.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade