Acontece Gramado

Os vereadores gramadenses apresentaram nesta quarta-feira, dia 14, uma prestação de contas das atividades e ações desenvolvidas pelo Legislativo no primeiro semestre de 2021. Até aqui, foram 21 sessões ordinárias, quatro audiências públicas e a votação de 29 Projetos de Lei Ordinária. Até a última semana do mês de junho, ainda tramitavam junto aos parlamentares outros 12 PLOs.

As análises são conferidas, além da Procuradoria, por três Comissões Permanentes: Legislação e Redação Final; Orçamento, Finanças e Contas Públicas; e Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (também conhecida como Comissão de Mérito).
Os encontros destes grupos acontecem semanalmente, sempre às quintas-feiras – e são abertos à comunidade.

Vereadores fizeram prestação de contas nesta quarta-feira. Créditos: Paulo Vargas/Divulgação.

Entre as ações da casa no período foram destacadas:

TV Câmara: os programas vão ao ar de terça a sexta-feira, sempre às 18h30, no Facebook e no YouTube da Câmara de Gramado. A ação estreou em 24 de fevereiro. Portanto, até a última semana de junho, foram produzidos e divulgados 70 episódios – sempre com o intuito de aproximar a comunidade do Legislativo.

Frente Parlamentar: integrada pelo presidente Renan Sartori (MDB), pelo vice Neri da Farmácia (Progressistas) e pelo membro Cícero Altreiter (MDB), tem como intenção promover um diálogo entre poderes públicos, comunidade e entidades representativas referente às ações de recuperação econômica e social devido à Covid-19.

Dia da Mulher e Dia das Mães: homenagem realizada nas redes sociais digitais da Câmara de Gramado, por meio de fotografias de pessoas da comunidade.

Campanha Juntos por Gramado: ação que arrecadou, em março e abril, fraldas infantis e litros de leite para a comunidade. Os itens foram distribuídos pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Semana da Conscientização do Autismo: conversas, programas da TV Câmara e publicações de conteúdos em redes sociais do Legislativo discutiram, em março, a importância deste tópico para a sociedade.

Semana da Terra: em abril, uma série de conteúdos foi publicada também nas redes sociais digitais da Câmara de Vereadores a fim de levantar este tema junto à população.

Encontro na Assembleia Legislativa e Governo do Estado: reuniões (inclusive com o governador Eduardo Leite) trataram da necessidade de maior diálogo sobre as concessões de estatais gaúchas, em maio.

Campanha Eles por Elas: a assinatura do termo de compromisso à campanha da ONU Mulheres aconteceu em 31 de maio. Com isso, o Legislativo de Gramado é o primeiro do Brasil a aderir ao movimento. A intenção é apoiar a igualdade de gênero entre mulheres e homens.

Entrega de R$ 500 mil ao Executivo: nos cinco primeiros meses de 2021, a Câmara de Gramado economizou meio milhão de reais. Estes recursos foram encaminhados, em junho, para a Prefeitura de Gramado, para que sejam aplicados em ações direcionadas à comunidade.

Audiência pública sobre concessão de rodovias: encontro inédito encabeçado pela Câmara de Gramado com os municípios da região e com representantes estaduais a fim de debater o formato de concessão da RS-115 e da RS-235, no mês de junho.

Gabinete Móvel: encontro com a comunidade do bairro Piratini promovido no dia 3 de julho, em que os moradores e as moradoras destacaram demandas de saneamento básico. As sugestões foram transformadas em pedidos e indicações do Poder Legislativo.

Fórum Gramado Ontem, Hoje e Amanhã: o encontro acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de julho, na Câmara de Vereadores, para tratar da ocupação urbana do município – e também refletir sobre os avanços e regressos de Gramado.

Os seis primeiros meses no Legislativo foram muito produtivos. Realizamos ações que visam atender a comunidade, mas sempre guiadas pela economia. Sabemos que é um período difícil para todos, por isso não se gasta um centavo sem consciência. Nossa intenção é trabalhar pelo diálogo“, destacou o presidente da Câmara, vereador Professor Daniel (PT).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: