Dólar: R$ 5,08

Euro: R$ 5,47

Weather Icon
Gramado26°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Artista Rita Gil comemora 35 anos de carreira com mostra especial

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Abre hoje em Gramado a mostra RITA GIL 35 ANOS DE ARTE. A artista gramadense comemora os 35 anos de carreira com uma mostra especial das obras mais significativas que guardou no seu acervo no durante a sua carreira.

Rita Gil é arquiteta e urbanista, artista visual e ativista cultural e comanda seu atelier em Gramado, sua terra natal.

Entre nomes consagrados com quem estudou estão: Vera Wildner, Fernando Baril, Mara Caruso, Patrício Farias, Danúbio Gonçalves, Brito Velho, Astrid Lindenmayer, Mário Palermo, Elton Manganelli e Caé Braga.

Rita Gil comemora 35 anos de carreira. Foto Marcelo Gil Tempes

A gramadense dedica-se a pintura, desenho, escultura, gravura, colagens, arte têxtil e outras várias formas de expressão artística. Entre os temas abordados em suas obras estão a religiosidade, política, moda, mulheres e cultura regional de uma forma inerente, quase como uma assinatura da artista.

“Não é possível pensar no trabalho de Rita Gil sem pensar em planos de cores sólidos que contrastam com imagens pacientemente desenhadas com a técnica de pontilhismo. O seu domínio sobre a técnica é eminente, especialmente nesta retrospectiva, observamos que a virtude da artista é nata, estando evidente desde suas primeiras obras.”, elogia a galerista Marina Dal Ponte.

Rita recorda que desenhou desde os seis anos de idade, inconscientemente, e foi inspirada por lições de arte em sua própria casa: com sua mãe, modista, com as avós, que bordavam, com o avô, escultor. Era vizinha de D. Elisabeth Rosenfeldt, a criadora da obra Kikito e ainda criança fazia visitas ao seu atelier.

Com uma carreira consolidada, formada por 25 exposições individuais e inúmeras coletivas nacionais e internacionais, Rita leva Gramado para o mundo. Sua arte já esteve exposta por vários países entre eles Brasil, México, Colômbia, Chile e Argentina, Canadá, Irlanda do Norte, Portugal e França, no Museu do Louvre.

A MOSTRA

A retrospectiva que leva o título de Rita Gil 35 Anos de Arte, apresenta ao público as obras mais significativas que guardou no seu acervo no durante a sua carreira. As várias fases estão divididas em Política, Regional, Sacra e Feminino.

Fase Política: Desenvolveu-se durante anos 80 e 90 onde a política fazia parte do dia a dia do povo Brasileiro.

Fase Regional: Cabeças Cheias de Histórias onde registra de maneira lúdica a história dos Campos onde viveram seus antepassados açorianos.

Fase Sacra: Acompanha Rita durante toda a sua carreira, sempre permeando com outras fases. A artista tem a religiosidade aflorada e mostra isso nos seus santos.

Feminino: Sendo uma mulher de vanguarda, o feminino e a moda tornaram-se uma forma de expressão para a artista, assuntos recorrentes durante toda a sua trajetória.

RITA GIL
RETROSPECTIVA 35 ANOS DE ARTE
Visitação de 10 de setembro a 10 de outubro de 2021
De segunda à sábado das 10h às 18h
Galeria Arte12B
Rua Dr. Ricardo Sturmhoffel, 120 Centro de Gramado RS   

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade