Acontece Gramado

Está saindo do papel uma iniciativa que poderá mudar o Turismo no Rio Grande do Sul e na Serra Gaúcha, colocando São Francisco de Paula e Três Forquilhas como protagonistas no Brasil.

Os dois municípios estão criando um consórcio para explorar turisticamente o Complexo de Cânions Josafaz.

Este novo atrativo reunirá 5 cânions de beleza quase intocada sendo um deles o de maior extensão do Brasil: o cânion do Josafaz com mais de 14 km. Além do Josafaz entrarão no complexo os cânion Pedras Brancas, Tajuvas e outros que ainda nem tem nome.

Cânions de rara beleza e com cachoeiras fazem parte do complexo. Créditos: Divulgação.

Além disso, o parque contará com várias cachoeiras, algumas com 2 ou 3 vezes o tamanho da Cascata do Caracol de Canela. A quantidade de cachoeiras que farão parte do parque ainda não foram definidas.

Da Rota do Sol até o primeiro cânion a distância é de apenas 18 km.

O projeto foi apresentado na última semana em uma reunião entre a prefeita de Três Forquilhas, Loraci Klippel Melo, o vice-prefeito de São Francisco de Paula, Thiago Teixeira, vereadores, secretários e lideranças dos dois municípios que deverão fazer a regulação nos próximos meses.

O projeto prevê estrutura básica para acesso aos cânions com segurança e preservação do ambiente. O vice-prefeito Thiago Teixeira de São Chico destaca um aspecto importante desta parceria. “Queremos manter a essência do lugar, que com sua beleza intocada, pode ser considerado um oásis. Queremos construir uma pequena estrutura que permita algum conforto aos turistas e visitantes, mas sem ser invasivo e sem modificar o cenário e a paisagem. Queremos preservar e permitir que mais pessoas conheçam esse paraíso intocado”, destaca. 
 
As possibilidades de exploração para o Complexo de Cânions Josafaz são consideradas enormes e com potencial internacional e passam pelo turismo de aventura, turismo de contemplação, além de esportes radicais, cavalgadas, trekking, passeios de 4×4 guiados, observação de fauna e flora. 

OS CÂNIONS DE BELEZA RARA

O Cânion Josafaz possui aproximadamente 16 km de extensão e é o maior cânion da região dos Aparados da Serra. Fica a 68 km de Cambará do Sul, pertence ao município de São Francisco de Paula e delimita parte da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Além disso, o seu vértice marca o ponto mais extremo entre os dois estados, além de formar uma bela cachoeira.

Cascata Pedra Branca será uma das atrações. Créditos: Divulgação.

A região montanhosa do Vale do Josafaz é repleta de trilhas. As escadas de pedras, que ligam o topo dos cânions às diversas vilas povoadas eram utilizadas pelos tropeiros desde o século XVIII e, certamente, por índios e outros povos antes dessa época.

A subida pela fenda do cânion Tajuvas, acampar na beira do cânion Pedras Brancas, fazer trilhas quase esquecidas criadas pelos antigos tropeiros, comtemplar as belas e enormes cachoeiras, são alguns dos atrativos que deverão colocar o atrativo em destaque para os amantes da natureza.

Cânion Pedras Brancas. Créditos Mateus Griszewski- Viva Las Trips.

Com a criação do consórcio entre os dois municípios a ideia dos gestores é trabalhar imediatamente para estruturação turística já que, atualmente, os cânions em questão não possuem nenhuma infraestrutura como luz elétrica, estacionamento, placas de sinalização, banheiros e lixeiras, por exemplo. Outra melhoria importante deverá ser a dos acessos até os cânions que farão parte do complexo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor dos canais Acontece Gramado
[email protected]

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: