Dólar: R$ 5,16

Euro: R$ 5,53

Weather Icon
Gramado32°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Prestes a completar 30 anos, e com dívida milionária, Fundação Cultural de Canela é extinta

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Fundação Cultural de Canela está extinta. A notícia pegou a muitos de surpresa e se espalhou na tarde desta terça-feira, dia 5 de outubro. A Fundação tem forte ligação com a classe cultural e artística do município e assina o famoso Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela. Além disso, possui um enorme patrimônio histórico material e imaterial sobre Canela, seus eventos e atividades culturais nos últimos 30 anos.

A Fundação, que completaria 30 anos em novembro, é uma entidade privada, criada para gerir eventos e administrar ações que possuem captação de recursos federais, estaduais e municipais. Já administrou o Teatro Municipal e a Casa de Pedra, além do Festival de Bonecos e outros eventos.

Segundo a atual presidente da entidade, Glenda Viezzer, são vários os motivos para o encerramento. “É uma situação muito difícil e a decisão tomada com participação de todo Conselho pois a Fundação completaria agora 30 anos de atividade“, destacou ao Acontece. Segundo ela, a dificuldade de conseguir patrocínios e organizar os eventos foi aumentando muito nos últimos anos. A pandemia também trouxe problemas sérios para Fundação que ficou sem renda nenhuma.

Não é culpa de ninguém. As coisas aconteceram e os tempos mudaram“, destacou Glenda. Sobre o destino do Festival Internacional de Teatro de Bonecos, a presidente disse que o evento será repassado a uma empresa privada que dará continuidade ao mesmo. O evento não ocorreu este ano mas deverá voltar no ano que vem. Já sobre o acervo, parte relacionado ao Festival de Bonecos ficará com a empresa que fará o evento, e o restante está sendo entregue ao Poder Público, para a Secretaria de Turismo e Cultura.

Glenda finalizou que formalizou um pedido ao prefeito Constantino Orsolin, para que a casa onde a Fundação ficou por tantos anos, seja transformada em um espaço cultural para a comunidade. “Eu sugeri que a casa continuasse para a cultura em carta ao prefeito de Canela, pois este espaço tem o físico e o espírito de cultura. Estou aguardando que o prefeito faça mas não consegui falar com ele nestes quase três meses“, finalizou.

DÍVIDA MILIONÁRIA SERIA FATOR PREPONDERANTE

O Acontece Gramado apurou que motivo principal da extinção seria uma dívida ainda do ano de 2011 que se iniciou com 60 mil reais e hoje já supera um milhão de reais. A dívida seria referente a um evento assinado pela Fundação, como proponente, durante as festividades de aniversário da cidade de Parobé. Após a realização do evento, o Ministério do Turismo teria feito apontamentos sobre o valor destinado para o evento e uma possível irregularidade na gestão do mesmo que deveria ser 100% gratuito mas teria tido cobrança de ingressos em determinadas atrações.

Na época, a Prefeitura de Parobé e a Fundação não chegaram a um acordo com a justiça para a devolução dos valores. os primeiros apontamentos previam a devolução de cerca de 60 mil reais.

A briga foi parar na Justiça e, após se esgotarem todas as instâncias, a decisão final saiu no início deste ano, sem possibilidade de apelação por parte da Fundação que ficou totalmente responsável pela dívida. A decisão judicial determinou que não seriam devolvidos apenas os 60 mil reais mas sim, todo o valor destinado ao evento na época, pelo Ministério: cerca de 800 mil reais. Com atualizações, esta dívida chega hoje a cerca de um milhão de reais.

Há alguns meses, a presidência da entidade e o conselho que reúne cerca de 15 pessoas (integrantes de diversas entidades), decidiram encerrar as atividades da Fundação.

ENFRAQUECIMENTO INICIOU HÁ ALGUNS ANOS

O enfraquecimento da Fundação Cultural de Canela iniciou já há alguns anos, e foi potencializado pela pandemia. A entidade privada contava atualmente com apenas uma funcionária e todos os outros cargos eram ocupados por voluntários. Nos bastidores fala-se que a Fundação não soube se reinventar e com a condenação, sem direito a recurso, ficou com o CNPJ comprometido. A Fundação ocupava um prédio público, cedido pela Prefeitura de Canela, e que será devolvido ao município.

A Fundação sediava também o único espaço cultural não-particular e em funcionamento da cidade, o Espaço Nydia Guimarães, construído com um prêmio da Funarte ganho em 2013. Dona Nydia foi uma das criadoras da entidade, fundada poucos anos depois da morte de seu marido, o escritor Josué Guimarães, como forma de apoio à Prefeitura na condução e gestão de projetos culturais de Canela.

Para o ativista cultural de Canela e voluntário da Fundação há anos, Fernando Gomes, a decisão pelo fechamento é trágica para o setor cultural de Canela. “É lamentável, uma pena pois a cidade vem perdendo força na Cultura já há algum tempo, não temos Conselho de Cultura atuante a classe vem sofrendo há bastante tempo. Mesmo assim, a Fundação tocava projetos importantes e gerava emprego e renda com a realização do Festival de Bonecos, por exemplo. Esta extinção potencializa este cenário e a memoria cultural da cidade corre riscos“, destacou Fernando que atualmente atuava como diretor do Departamento de Literatura e também foi vice-presidente da Fundação (entre 2017 e 2019).

PRINCIPAL PRODUTO: FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BONECOS

O Festival Internacional de Teatro de Bonecos foi criado pela AGTB (Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos) e teve sua primeira edição realizada em Caxias do Sul. Na época, a cidade serrana não quis continuar com o evento que passou a ocorrer em Canela em uma iniciativa do Governo Estadual, tendo sua segunda edição em 1989 em território canelense. Inicialmente a gestão ficou com a Prefeitura mas, dois anos depois, foi criada a Fundação Cultural para gerir o evento como braço privado do município.

Procurado pelo Acontece Gramado para falar sobre o destino do evento e o acervo da entidade, o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, está em viagem e deve se pronunciar sobre o tema nas próximas horas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade