Acontece Gramado

Está chegando a hora da esperada retomada dos grandes eventos e da economia local. O momento que canelenses e gramadenses esperaram com ansiedade se aproxima com os eventos natalinos confirmados para iniciarem ainda em outubro. A expectativa é que, com a grande movimentação de turistas nos próximos 3 meses, parte dos prejuízos dos últimos 20 meses sejam recuperados a partir de agora.

A decoração de Natal já começou a tomar as ruas em Canela e Gramado e antecipam a chegada dos grandes eventos. O Sonho de Natal de Canela inicia no dia 22 de outubro e o Natal Luz começa no dia 28 de outubro. A expectativa de todos os setores que movem a economia local é gigante.

O 34º Sonho de Natal de Canela, que ocorre de 22 de outubro até 9 de janeiro de 2022. Os trabalhos de instalação da decoração iniciou em 21 de setembro. Com o tema “A Fábrica de Sonhos”, a ornamentação começa no portal de entrada e segue pelas principais vias e pontos centrais, com elementos que remetem ao lúdico da festividade.

Estão sendo fixados ao longo da rua Felisberto Soares Quinze mini-cenários instagramáveis com brinquedos. Já a avenida Osvaldo Aranha, receberá outros 14 pequenos espaços cênicos. A praça João Corrêa será enfeitada com elementos como botas e árvores iluminadas, além de um Papai Noel gigante. A decoração noturna será um dos destaques do evento. Rotatórias receberão adornos diferenciados, com destaque para um tambor giratório.

Mais de 175mil micro-lâmpadas irão iluminar o Centro na cor predominante verde, onde os canteiros receberão figuras como caixas de presentes, bolas, pirulitos e postes flâmulas, entre outros. Efeitos luminosos conhecidos como meteoros irão simular neve caindo das árvores. Um presépio completo em frente à Catedral de Pedras será uma atração à parte para turistas e moradores. A Casa de Pedra também será totalmente iluminada. “Esse ano vai ser bem colorido. Vai ser o diferencial em relação às outras edições”, comenta o responsável técnico pela montagem da decoração natalina, Edelmir de Castilhos.

Conforme o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, a decoração vai encantar os milhares de turistas que visitam a cidade e orgulhar os canelenses. “Canela vai ficar linda durante o dia e completamente iluminada a noite“, afirma.

Decoração, direita Gramado e esquerda Canela, é o início da retomada para Gramado e Canela. Créditos: Divulgação.

O 36° Natal Luz de Gramado também já tem as primeiras peças sendo instaladas. Em locais estratégicos está sendo colocada a decoração do evento que é amparada na sustentabilidade, memória afetiva e ludicidade. O trabalho deve ser concluído até 28 de outubro, quando um Concerto no Lago Joaquina Rita Bier dará abertura ao evento que se encerra em 30 de janeiro de 2022.

Algumas peças decorativas já estão sendo colocadas em rótulas da Rua São Pedro, da Avenida das Hortênsias, praça Major Nicoletti e no Lago Negro, onde nunca teve decoração. Conforme Neka Pante, responsável pela concepção do projeto de decoração do evento, os elementos decorativos vão ser colocados aos poucos de forma que não se misturem com a decoração da Festa da Colônia, evento que está em andamento em Gramado até o dia 17 de outubro. Ela destaca que, por causa do prazo, não é possível esperar a Festa da Colônia encerrar para iniciar a colocação das peças do Natal Luz. “Aos poucos vamos decorando. E nos próximos dias vamos acelerar um pouco mais“, cita.

A decoração deve remeter os visitantes às primeiras edições do evento. Em torno de 80% dos elementos decorativos estão sendo reaproveitados de edições anteriores, não só por questão de economicidade e sustentabilidade, mas pelos efeitos visuais que eles proporcionam. É uma repaginação de elementos cenográficos marcantes que remetem ao passado e à infância das pessoas. “A proposta é que o visitante encontre uma cidade aconchegante e cheia de novidades, proporcionando um Natal de renovação e fé“, destaca Neka Pante.

SERVIÇO
Sonho de Natal de Canela
De 22 de outubro a 9 de janeiro de 2022

Natal Luz de Gramado
De 28 de outubro a 30 de janeiro de 2022

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: