A Coobrastur, pioneira na comercialização de assinaturas de viagens, registrou, em 2021, um aumento de 38% na utilização de diárias dos assinantes. O resultado positivo aconteceu graças a uma melhora significativa, ocorrida especialmente no segundo semestre, e mostra uma clara retomada do movimento turístico brasileiro. A empresa também obteve um crescimento de 8,3% no número de novas assinaturas, totalizando 7.266 novos assinantes.
Para o diretor de Hotéis da Coobrastur, Michel Daros, a procura concentrou-se em destinos nacionais, com destaque para viagens regionais e rodoviárias. “Esta tendência é reflexo, entre outros fatores, da volatilidade da precificação das passagens áreas e do encarecimento do turismo internacional”, destaca Daros. Outro comportamento observado foram os períodos de viagem mais curtos.
Entre os destinos mais procurados estão Gramado (Rio Grande do Sul), Porto de Galinhas (Pernambuco), Natal (Rio Grande do Norte), Maragogi (Alagoas), João Pessoa (Paraíba), Maceió (Alagoas), Canela (Rio Grande do Sul), Florianópolis (Santa Catarina), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e Balneário Camboriú (Santa Catarina), tendência que deve se manter em 2022.
De acordo com Daros, a expectativa é que, mantidas as condições de estabilidade e melhoria da pandemia, o segmento turístico apresente um crescimento significativo este ano. “Estimamos uma alta de 20 a 25% de novos planos de assinaturas, de forma sustentada e permanente, gerando aumento da demanda turística e hoteleira. Já percebemos uma forte tendência pelas assinaturas de viagens, aquelas em que as pessoas se organizam com antecedência”, projeta.