Os principais institutos de meteorologia do Brasil alertam para uma forte onda de calor que fará com que o Rio Grande do Sul tenha temperaturas máximas acima dos 40º nos próximos dias. A previsão se estende para Gramado e Canela onde as temperaturas devem superar os 35° já nesta quinta-feira, dia 13. As temperaturas já tiveram alta na região nesta quarta-feira, dia 12, com as máximas próximas dos 30º durante a tarde no Centro de Gramado.

Segundo o MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul deve ter máximas acima de 35 ºC, podendo passar dos 40 ºC em muitas cidades, incluindo nos vales de Farroupilha e Bento Gonçalves. Na Serra Gaúcha, as máximas devem ser de 37 ºC.

216 municípios do RS receberam alerta do Inmet em razão da onda de calor. Imagem: Climatempo.

Na sexta-feira, há chance de chuvas na Região Serrana, no norte e noroeste do estado. A intensa onda de calor atinge a região central da América do Sul e cidades na Argentina, Uruguai e Paraguai podem registrar temperaturas recordes, próximas dos 50ºC. Causado por uma massa de ar quente e seca, o fenômeno repercute também no sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, onde os termômetros podem chegar a 40ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo para 216 municípios do RS em razão da onda de calor. A maior temperatura já registrada no Rio Grande do Sul, de acordo com os dados oficiais contabilizados desde 1910, foi de 42,6ºC, nos verões de 1917, em Alegrete, e de 1943, em Jaguarão.

Éder Maier, especialista em climatologia da América do Sul e membro do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destaca que a onda de calor é consequência da massa de ar quente e seca instalada entre a Argentina e o Brasil. O fenômeno é favorecido pela área de alta pressão atmosférica que está atuando sobre o Rio Grande do Sul, inibindo a formação de nebulosidade e, consequentemente, elevando as temperaturas e reduzindo a umidade do ar. “A baixa cobertura de nuvens e o tempo seco causam maior eficiência do sistema ambiental em converter a radiação solar em calor“.

A influência do fenômeno climático La Niña também impacta na atual conjuntira.

PREVISÃO DO TEMPO GRAMADO

Quinta-feira, dia 13
Mínima – 15º
Máxima – 35º
Sol

Sexta-feira, dia 14
Mínima – 16º
Máxima – 34º
Sol e pancadas de chuva a tarde

Sábado, dia 15
Mínima – 17º
Máxima – 34º
Sol e pancadas de chuva a tarde

Domingo, dia 16
Mínima – 17º
Máxima – 33º
Sol e pancadas de chuva a tarde

Fonte: UOL- BBC

Deixe uma resposta

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

%d blogueiros gostam disto: