Dólar: R$ 5,15

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado25°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Paty Viale: Tempo de estiagem é tempo de rever o uso da água

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Não deveríamos estar repetindo que a água é um direito de todos, mas ainda precisamos. Principalmente em tempos de mudanças climáticas.

Os municípios de Canela e São Chico se uniram para discutir a possibilidade de um consórcio intermunicipal para gerenciamento de água e esgoto. Esse seria o primeiro consórcio do tipo no Rio Grande do Sul.

A possibilidade surge após a frustração dos municípios nas tratativas com a Companhia RioGrandense de Saneamento (Corsan) para assinatura de aditivo. A parceria que está sendo estudada entre os municípios buscar garantir o bom funcionamento da distribuição de água e da administração do esgoto em toda a região.

Os dois municípios vizinhos, são responsáveis pela distribuição e tratamento da água consumida em Gramado, por exemplo. São Francisco de Paula chega a ser considerada, por membros da própria Corsan, umas das “caixas d’agua” do Estado, não somente pelo volume de água no subterrâneo, mas também na superfície. 

Barragem da Corsan em São Francisco de Paula. Crédito assessoria de imprensa Prefeitura São Francisco de Paula

Lembrando que São Francisco de Paula chegou a ir à justiça, com decisão favorável, para que a Corsan cumprisse os termos do contrato firmado em 2019. A principal cláusula, que estava sendo descumprida, era a disponibilização de abastecimento de água potável nos Distritos de Juá, Eletra (Barragem do Salto) e Cazuza Ferreira.

O juiz estabeleceu, à época, prazo de 180 dias para que a empresa cumprisse o contrato, sob pena de multa diária de 10 mil reais. A Companhia não cumpriu nenhuma das metas. Na Barragem do Salto cerca de 40 pessoas sofrem com a falta de água desde 2019.

E convém recordar que a água é um direito humano, que os recursos hídricos são um bem comum, que são administrados pelos governos em nome dos cidadãos, e que estes mesmos governos têm a responsabilidade de fornecer água potável e saneamento para todos os cidadãos. Sejamos responsáveis, principalmente em tempos de estiagem.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade