Não é em São Chico, mas é em município dos Campos de Cima de Serra. O fotógrafo Wilton Sandes fotografou um lobo guará agora no mês de janeiro, em São José dos Ausentes. A cena aconteceu próximo ao cânion Amola Faca. O lobo guará é o maior canídeo da América do Sul e está na lista dos “quase ameaçados de extinção”. O desmatamento e a caça na região são tidos como os principais fatores que estão diminuindo a população deste animal.

Wilton é bombeiro militar aposentado e atualmente mora em Curitiba/PR. Ele é um apaixonado por este animal silvestre e há mais de dez anos viaja em busca de uma oportunidade para fotografá-lo. Na passagem de ano, ele e sua esposa, Ellen Patrícia, estavam em São José dos Ausentes/RS, observando aves na borda do cânion. Foi quando ele viu um vulto em tons vermelhos na vegetação. A princípio pensaram ser um veado. Conforme o animal foi se aproximando perceberam ser um lobo guará, que estava numa distância aproximada de 300 metros deles. Com a ajuda da esposa, Wilton colocou sua máquina fotográfica para funcionar registrando o momento.

O casal ficou muito emocionado por ter presenciado a vida silvestre no sul do país. Mas também é deles o alerta para o pessoal que faz turismo e vive nos Campos de Cima da Serra: “Respeitem as regras de visitação aos cânions. Saibam contemplar o que há de maravilhoso que é a natureza”.

Wilton concluiu a entrevista pedindo que as fotos não alarmem quanto à existência do lobo guará na região, mas que ensine às pessoas a protegerem e respeitarem a fauna e flora local. Aqui na Região das Hortênsias, o projeto Lobo Guará, idealizado por Vitor Hugo Travi e Liane Ramires, e agora sendo realizado pelo filho João Pedro Travi, incentiva a educação ambiental desde a infância, para conhecimento e proteção da vida nativa desta região do sul do país.

Paty Viale é jornalista nos Campos de Cima da Serra, cronista em São Francisco de Paula e ativista na causa da doação de sangue.
Contato: (54) 99906101 ou [email protected]

Deixe uma resposta

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

%d blogueiros gostam disto: