Dólar: R$ 5,15

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado26°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Paty Viale: Flagra mostra que Lobo Guará resiste à ameaça de extinção

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Não é em São Chico, mas é em município dos Campos de Cima de Serra. O fotógrafo Wilton Sandes fotografou um lobo guará agora no mês de janeiro, em São José dos Ausentes. A cena aconteceu próximo ao cânion Amola Faca. O lobo guará é o maior canídeo da América do Sul e está na lista dos “quase ameaçados de extinção”. O desmatamento e a caça na região são tidos como os principais fatores que estão diminuindo a população deste animal.

Wilton é bombeiro militar aposentado e atualmente mora em Curitiba/PR. Ele é um apaixonado por este animal silvestre e há mais de dez anos viaja em busca de uma oportunidade para fotografá-lo. Na passagem de ano, ele e sua esposa, Ellen Patrícia, estavam em São José dos Ausentes/RS, observando aves na borda do cânion. Foi quando ele viu um vulto em tons vermelhos na vegetação. A princípio pensaram ser um veado. Conforme o animal foi se aproximando perceberam ser um lobo guará, que estava numa distância aproximada de 300 metros deles. Com a ajuda da esposa, Wilton colocou sua máquina fotográfica para funcionar registrando o momento.

O casal ficou muito emocionado por ter presenciado a vida silvestre no sul do país. Mas também é deles o alerta para o pessoal que faz turismo e vive nos Campos de Cima da Serra: “Respeitem as regras de visitação aos cânions. Saibam contemplar o que há de maravilhoso que é a natureza”.

Wilton concluiu a entrevista pedindo que as fotos não alarmem quanto à existência do lobo guará na região, mas que ensine às pessoas a protegerem e respeitarem a fauna e flora local. Aqui na Região das Hortênsias, o projeto Lobo Guará, idealizado por Vitor Hugo Travi e Liane Ramires, e agora sendo realizado pelo filho João Pedro Travi, incentiva a educação ambiental desde a infância, para conhecimento e proteção da vida nativa desta região do sul do país.

Paty Viale é jornalista nos Campos de Cima da Serra, cronista em São Francisco de Paula e ativista na causa da doação de sangue.
Contato: (54) 99906101 ou pviale@gmail.com

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade