Dólar: R$ 5,24

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado20°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Patricia Zanotelli: Como se manter FODA ao longo da nossa trajetória!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Inspirada no livro do Caio Carneiro – Seja Foda, que ganhei de uma amiga muito querida, a Adriana Silveira, escrevo este artigo para ressaltar que SER FODA exige dedicação e muita disciplina. Muitas vezes no nosso dia a dia somos “engolidos” pelo automático das operações, pelo “sistema” e é essencial nos colocarmos fora do contexto e enxergar como podemos ser e fazer melhor, no sentido de contribuir com o nosso futuro, com os ambientes que estamos inseridos e com as pessoas ao nosso redor.

Está pronto(a)? Vamos lá!!!!

O primeiro pilar abordado pelo autor é a POSITIVIDADE e o OTIMISMO –
Diferente de ser alienado e achar que um milagre vai acontecer e resolver todos os seus problemas. A positividade contribui para que você siga em frente. A consciência adequada é você saber que é responsável por fazer o milagre acontecer. E principalmente colocar as “mãos na massa”, fazendo o que precisa ser feito, no tempo certo e com as pessoas corretas, da melhor forma que for possível. Isso é otimismo. Simples assim!

O segundo pilar é VISÃO e DIREÇÃO –
O que significa? É fundamental que se tenha uma visão nítida de onde se quer chegar. Precisamos visualizar com o máximo de clareza e detalhes o que queremos conquistar. Quando você não tem uma visão de futuro, você não consegue aguentar os desafios do presente. O presente perde o significado se você não tiver ideia de para onde está indo, onde quer chegar. Lembrando que sacrifícios temporários trazem recompensas permanentes.

O terceiro pilar é sobre ATITUDE e EXECUÇÃO –
Execução é o processo em ação e atitude é o estado de espírito quando nos colocamos a fazer algo. Aqui é importante falar que conhecimento sem ação é igual a zero. Então é essencial que sejamos responsáveis pelo milagre de transformar o nada em algo. É sobre fazer bem feito o que precisa ser feito e atuar no processo de melhoria contínua que a prática diária traz.
Parece óbvio né? Pior que não é. E neste entendimento de que o óbvio não existe, é importante que cada um de nós tenha a sua forma de relembrar o básico caso o dia a dia nos tire do “trilho”.

O quarto pilar é sobre COMPROMISSOS e VALORES –
Estar comprometido com o que você quer realizar é essencial para que se tenha sucesso. Ao mesmo tempo, para que tenha sentido essas conquistas se manter alinhado com os seus valores. E aqui vem aquela pergunta a que preço e a que custo eu vou alcançar meus objetivos? Família, saúde, relações pessoais e profissionais, tempo, ética…
Quais são os seus valores? Qual o seu compromisso com você mesmo? Qual a sua responsabilidade no ecossistema que você está inserido? É momento de refletir. Sem compromisso, não existe disciplina. E sem disciplina nunca você irá transformar alguma habilidade, seja em qual área for, em resultados.

E para finalizar, o quinto pilar que trata especialmente de CONTROLE EMOCIONAL –
Gerenciar as emoções é uma estratégia vital para contribuir com o seu futuro. A maioria das pessoas desiste de alguma coisa, muitas vezes, por um detalhe emocional. É preciso cultivar as emoções adequadas para tirar o melhor resultado de tudo o que for feito.

Destaco aqui duas afirmações do Caio Carneiro sobre controle emocional, uma delas é PARE DE SE COLOCAR NO PAPEL DE VÍTIMA, assuma o poder de transformação da sua vida e acabe de vez com o vitimismo. No vitimismo a pessoa foge de uma situação difícil para diminuir a sua responsabilidade sobre aquela circunstância e não se sentir culpada pelo que está acontecendo, para não se comprometer.
E a segunda afirmação é que SE PREPARAR NOS MOMENTOS DE COLHEITA PREVINE SOFRIMENTO QUANDO OS DESAFIOS SE APRESENTAREM, aqui o foco é ter cuidado com o EGOCENTRISMO. É preciso saber que mesmo na abundância deve se continuar construindo e produzindo. Não é indicado dormir sobre os louros da vitória.

Faço um convite agora para uma autoavaliação:
O sucesso depende do quão rápido você se frustra em cada etapa e de quanto tempo você leva para sair da frustração. Como você se avalia nesta questão? Consegue esclarecer o que precisa ser esclarecido, ajustar o processo e seguir em frente? Ou não?

Outra questão importante: Previna entrar no vórtice de derrotas onde você não realiza coisa alguma: se sentir culpado, reclamar em demasia, justificar o injustificável e se fazer de vítima.

Vamos ajustar o que é necessário e construir uma trajetória de sucesso?

Eu já estou ajustando algumas questões, e você???

Relações Públicas especialista em Execução Comercial
+20 anos nas áreas de marketing e vendas, com vivência na modelagem e execução de mais de 150 projetos de Produtividade Comercial, nos segmentos da indústria, comércio e serviços.
@patriciazanotelli

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade