Dólar: R$ 5,16

Euro: R$ 5,53

Weather Icon
Gramado31°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Braulio Ricardo: o direito à vida

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A guerra é a exacerbação do nosso ego, que só enxerga os seus próprios interesses, em detrimento dos interesses do próximo, violando o maior de todos os direitos, o direito à vida…

Para começar a nossa conversa devo confessar a vocês que eu mesmo, não faz muito, achava que a guerra era uma necessidade, tamanha a minha ignorância a respeito dos malefícios desse flagelo.

Em 1990, quando da invasão iraquiana ao Kwait, torci pela intervenção das forças da Coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos e patrocinada pela Organização das Nações Unidas, com a aprovação de seu Conselho de Segurança, autorizando o uso da força militar para alcançar a libertação do Kuwait, ocupado e anexado pelas forças armadas iraquianas sob as ordens de Saddam Hussein.

Essa foi a primeira guerra da era moderna televisionada, com transmissão em tempo real dos horrores que esse flagelo produz através da própria ação humana. Houve cerca de 25 mil a 50 mil mortos, somente da parte iraquiana, com mais de 75 mil feridos.

Ver crianças mutiladas e o desespero de civis, entre outras atrocidades, me fez rever meus conceitos, ou pré-conceitos, e passei a me perguntar por que nós seres humanos éramos, e ainda somos tão desumanos, desvalorizando de forma tão brutal a vida humana.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia já matou quase 20 mil pessoas, sem falar dos feridos e desalojados.
A guerra é a exacerbação do nosso ego, que só enxerga os seus próprios interesses, em detrimento dos interesses do próximo, violando o maior de todos os direitos, o direito à vida.

Como tenho abordado nas minhas colunas aqui no Acontece, como espírita cristão, acredito sim que seguimos evoluindo, pois sempre podemos mudar a nossa maneira de pensar, sentir e agir, vencendo o nosso egoísmo latente.

Porém, é fundamental que nos vejamos como seres em evolução, com perspectiva de um futuro além desta vida, pois do contrário, ao concentrarmos a nossa visão neste frágil eixo do porvir, que a vida no corpo físico, continuaremos a justificar as nossas barbaridades, dizendo que temos o direito de viver o melhor, ou pior possível, pois amanhã tudo pode estar acabado.

No entanto, sei que não se chega a esta conclusão do dia para noite. São necessários uma vontade, um querer e anos de estudo das leis Divinas para embasar uma fé racional, que nos possibilite enxergar além desta existência e continuar trabalhando não somente pela minha, mas também pela melhora da humanidade, para juntos construirmos um mundo mais humano, mais justo e fraterno, e onde a guerra seja uma aberração.

Um abraço e fiquem com Deus.

Locutor e coordenador da Rádio Clube AM e FM de Canela
braulio_rica@hotmail.com

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade