Se você, nos últimos meses, passou por alguma situação de estresse com parceiro comercial ou fornecedor continue lendo esse artigo. É um desabafo e você vai se identificar!
Talvez seja a alta demanda de serviços, ausência de organização ou interesse em faturar mais, quem sabe seja a baixa comissão recebida pelo vendedor ou representante, os motivos podem ser vários, mas a pergunta que me fiz esses dias se refere ao essencial. O que é essencial em uma relação comercial, sem expectativas e sim, qual a base de uma relação entre cliente e fornecedor?
Vamos lá…
Primeiro se colocar no lugar do cliente (empatia), entender sua necessidade e urgência e oferecer soluções que resolvam suas “dores”, nada de ficar enfiando produto “guela abaixo”.
Segundo, ser objetivo e ter respeito no sentido de não enrolar ou enganar o cliente. E principalmente, otimizar o seu tempo e do cliente e não gerar mais trabalho com propostas confusas ou incompletas.
Sim, o briefing foi bem feito, e você como cliente enviou todas as informações por whatsapp durante a reunião para facilitar a vida do fornecedor pois ele não anotou nada. E sim, a trena estava com você, cliente. Você tirou as medidas necessárias pois o fornecedor não tinha trena. Aqui mais uma vez destaco o RESPEITO, se o outro não valoriza o tempo dele é bom abrir a reunião definindo o tempo que você tem disponível! Simples assim.
Por último e em terceiro lugar, prontidão e ágil retorno são importantes. Não adianta ter o melhor produto, melhor acabamento na costura e tecido e demorar 30 dias para enviar uma proposta ou amostras, pois o seu concorrente está fazendo tudo em 1 semana.
Pois então, senhoras e senhores, são nestes detalhes que reconhecemos os parceiros comerciais e os fornecedores.
Sabe qual é a boa notícia??? No Brasil existem mais de 30 milhões de CNPJs, muitas empresas e empresários comprometidos, se dedicando diariamente para atender melhor os seus clientes e focando em sua evolução.
Keep wallking!!!!