O Cine Embaixador (localizado no Palácio dos Festivais de Gramado), único cinema de Gramado e Canela, não pretende voltar a ter exibições de filmes para o público. O local está fechado para exibições públicas desde o início da pandemia e, além do cinema, sedia eventos como Festival de Cinema, Natal Luz e outros eventos como abertura do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, por exemplo. Esta semana o local sedia as palestra do Connection, evento de conteúdo e experiências.
No local também estão pontos de vendas de ingressos para parques e passeios, e o Museu do Festival do Cinema, todos repassados para administração de empresas locais.
O Cine Embaixador é comandado por um conselho formado por diversas pessoas da sociedade. O presidente é Juarez Bordin. Em entrevista para a colunista Giane Guerra do GZH, Juarez disse que a reabertura do cinema gramadense é “economicamente inviável”, e destacou um gasto alto com energia elétrica.
Comentários sobre a venda do local, ponto super valorizado da cidade (em frente a Rua Coberta), por enquanto não são confirmados. Segundo o presidente o local é um patrimônio da comunidade.
A situação não deve perdurar para os moradores das duas cidades já que a Prefeitura de Canela aprovou duas operações de cinema. As novas salas de cinema serão na entrada de Canela: na Havan (abre em julho) e no novo centro de Compras da Serra Gaúcha o M10 Outlet.
Assim, Gramado que é a cidade do Festival de Cinema, não terá salas de cinema. Já Canela, cidade vizinha que ganhou fama com seu Festival de Teatro, passará a centralizar o tema.