Dólar: R$ 5,16

Euro: R$ 5,53

Weather Icon
Gramado24°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Empresária desabafa sobre preconceito contra colaboradores em Canela

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Casos de preconceito como racismo, xenofobia, homofobia, gordofobia, e outros, vem ganhando destaque na imprensa nos últimos anos. Recentemente, casos de racismo no Brasil envolvendo marcas de grife, escolas e cafés badalados das grandes capitais, se tornaram rotineiros.

Casos recentes de racismo no futebol envolvendo times brasileiros e argentinos, onde os jogadores e torcedores brasileiros foram chamados de “macaco”, por torcedores e jogadores estrangeiros, também foram manchete.

O desabafo de uma empresária canelense neste domingo, dia 5 de junho, chamou a atenção nas redes sociais e gerou debate imediatamente. A chef patissier, Amanda Selbach, que comanda um empreendimento que leva seu nome, o Amanda Selbach Pâtisserie, postou sobre o tema em suas redes sociais.

Segundo ela, desde que abriu sua loja (localizada no Centro de Canela), alguns de seus colaboradores de outros estados vem sofrendo preconceito. “Um casal do Rio de Janeiro já ouviu barbaridades como, (…vocês tem que mudar de sotaque pois aqui não aceitamos pessoas de fora), numa destas ouvimos, por uma água atrasar, (…carioca só vem ao Sul pra fazer merda); outra colaboradora que veio do Nordeste ouve inúmeros comentários sobre seu sotaque”, contou Amanda.

A empresária segue dizendo que tem em sua equipe pessoas do Sudeste, Nordeste, Senagal e que o preconceito que eles sofrem “dá um nó na garganta”.

Minha equipe é fantástica e agradeço cada um, e merecem respeito. Eu já fui pra fora (do país) e muitas vezes vulgarizavam os brasileiros e eu me sentia muito mal. Mas resisti, assim como eles resistem calados. É muito fácil ter aplicativos que avaliem restaurantes. Devia existir para avaliar clientes que desrespeitam a vida destas pessoas dignas”, falou Amanda.

Em poucas horas a postagem recebeu dezenas de comentários. Em contato com o Acontece Gramado e esta coluna, Amanda falou sobre o seu desabafo e a necessidade de conscientizar moradores e turistas sobre o tema. “Nós temos aqui na região cada vez mais pessoas vindo de fora pois estamos carentes de mão de obra. Estas pessoas precisam de trabalho e são dignos, temos muitos trabalhadores de fora aqui nos ajudando. Sofrer preconceito é muito dolorido para eles“, finalizou a empresária.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, denúncias de racismo ou injúria racial mais que dobraram nos cinco primeiros meses de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. O aumento foi de 135% em casos registrados pelo órgão estadual.

Em Porto Alegre, os casos são concentrados pela Delegacia de Combate à Intolerância, inaugurada há um ano e meio. De acordo com a Polícia Civil, a maioria dos episódios acontece no ambiente de trabalho e em locais de convivência, como condomínios.

Preconceito de qualquer natureza é crime e deve ser denunciado imediatamente para autoridades policiais mais próximas.

Jornalista – Editor dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br
Siga no Instagram: @gramadoacontece

2 respostas

  1. Por isso que não saio do meu Estado (São Paulo).
    Tento fazer de tudo para conseguir morar onde nasci e me criei,tento melhorar o local em que moro,, afinal se eu não fizer certo aqui,em nenhum outro lugar dará certo tbm.

  2. Eu sou do Rio de Janeiro e agora moro em Canela, já sofremos preconceito, e por sermos de lá, falaram ” o que veio fazer aqui volta pra sua comunidade”, não morava em comunidade e se morasse teria orgulho,não podemos generalizar as pessoas que moram lá, até porque em todos os lugares existem pessoas boas e más. A cultura, a cor e o sotaque não são características do nosso caráter. Vim pra buscar trabalho e qualidade de vida pra mim e pra minha família. Difícil ainda ter que conviver com pessoas que se acham melhores do que as outras.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade