Dólar: R$ 5,07

Euro: R$ 5,46

Weather Icon
Gramado24°C, céu limpo
Search
Close this search box.
A polêmica da Rua Coberta em Gramado: Opinião é diferente de expertise!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Gramado é uma cidade que se tornou patrimônio do Brasil. Quando se trata das coisas que acontecem por aqui, qualquer novidade pode se tornar um grande destaque nacional. Este é o preço que se paga pela sua história, veia empreendedora, e por ser diferente de tudo que existe no país.

Podemos dizer que a polêmica da vez tem um nome: Rua Coberta de Gramado. Tão logo o prefeito Nestor e sua equipe anunciaram o desejo de revitalizar o espaço, a busca por patrocinadores da iniciativa privada, e apresentaram o projeto e as fotos de Ricardo Peccin (uma doação para a cidade), uma enxurrada de opiniões invadiram as redes sociais. Está difícil até de acompanhar pois o volume está realmente grande.

O projeto de revitalização da Rua Coberta de Gramado inclui remodelação do piso, troca e alteração de layout na cobertura e melhoria na infraestrutura de esgotamento sanitário.

Eu tenho feito o acompanhamento pelas redes do Acontece Gramado que atingem um grande e engajado público de Gramado, região e das mais diversas cidades do país. O post com as fotos do projeto é um dos mais acessados e comentados do último mês no Acontece.

Lendo alguns comentários percebemos que alguns se mostram desgostosos com o anúncio e muitos dão sua opinião criticando o estilo adotado no projeto. Outros são mais radicais e “suplicam” que a cidade não perca sua “identidade”. Tem comentários para todos os gostos.

Vamos deixar uma coisa bem clara aqui: opinião é diferente de expertise!

Talvez, a minha opinião seja igual ou semelhante a de muitos que estão se manifestando sobre o impacto da sugerida mudança. Porém, como um gramadense que já sou (após 20 anos morando aqui e atuando ativamente na comunicação local há 15 anos), consigo diferenciar o que são os meus desejos pessoais e o que é importante para a cidade.

Também precisamos ter conhecimento para saber quem são as pessoas, e o que elas representam para a cidade. Pela velocidade da informação nos dias atuais, e também pela falta de conteúdo aprofundado sobre qualquer assunto na redes, atualmente é muito normal viver de opiniões vazias e não aprofundadas.

Sobre a pauta do projeto: posso ter minhas ressalvas e defendo a opinião de todos. Porém, entendo que não podemos deixar de falar da expertise de quem está trazendo e apresentando o projeto.

Para quem não sabe Gramado só é o que é, e tem a representatividade de hoje, graças ao trabalho incansável de um pequeno grupo de pessoas que pensou a cidade, o turismo, reinventou o modelo de bem receber e transformou uma cidade do interior do Rio Grande do Sul em uma das maiores expoentes da América do Sul para o turismo.

Entre estas pessoas estão o prefeito Nestor Tissot, premiado inúmeras vezes como prefeito empreendedor do Brasil. Estes prêmios tem a ver com sua ousadia na aplicação de projetos relevantes para a cidade. E, também, está Ricardo Peccin: um dos mais conceituados e respeitados designers de nossa região. Ele que, aliás, assina grandes cases de sucesso de nossa cidade.

Eles, e suas equipes, tem toda a expertise necessária para colocarem em prática tal projeto e precisamos confiar na sua capacidade de entendimento do que é melhor para o futuro de Gramado. Afinal, vieram deles o sucesso de alguns dos principais eventos de Gramado, empreendimentos turísticos e imobiliários e modelos hoteleiros.

Consulta pública? Votação popular? Não acredito que este seja o modelo ideal, não faz parte do perfil do Executivo em Gramado.

Gramado precisa sim preservar suas raízes a partir da sua história. E, a história de Gramado, suas pessoas, raízes culturais, criações e projetos dos últimos 50 anos, só conhece quem tem a expertise e quem vive esta realidade há muitas décadas.

Ah, e antes que digam que estou passando pano: É só uma questão de opinião!
Expertise eu posso ter em Jornalismo, Comunicação, Assessoria de Comunicação e em escrever textos. Não possuo expertise em projetos arquitetônicos.

**Concordo com as opiniões de que, tão relevante quanto a revitalização da Rua Coberta é preciso colocar em prática um projeto de mobilidade urbana mais abrangente para Gramado.

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br
Siga no Instagram: @gramadoacontece

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade