Dólar: R$ 5,12

Euro: R$ 5,48

Weather Icon
Gramado25°C, nuvens dispersas
Search
Close this search box.
Ocupação dos hotéis em Gramado deve ficar entre 70 e 80% no Natal e Ano Novo

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

É consenso em Gramado e Canela a decepção com o baixo movimento nos últimos 20 dias e na semana de Natal. Cercada de uma grande expectativa, a temporada prometia muito para os empresários do setor hoteleiro, turístico e gastronômico. Era a tão aguardada retomada.

Porém, o que se vê (e se sente), é aquela sensação de “copo meio cheio” pelo pouco fluxo de turistas. Este sentimento muito se explica pela lembrança de tempo pré-pandemia onde a lotação em Gramado e Canela era generalizada durante todo mês de dezembro. Não é o que se vê neste 2022.

Os motivos são muitos. Qualquer avaliação definitiva é precipitada neste momento. Mas alguns fatores como: a reabertura do turismo mundial (muitos estão optando em viajar para o exterior), Eleições, Copa do Mundo, a crise econômica que atinge boa parte dos brasileiros este ano, o baixo poder de compra e os altos valores dos tickets médios aplicados em Gramado e Canela tanto na hotelaria, quanto na gastronomia e atrativos, esta junção pode estar refletindo a baixa procura pelo destino.

Outro fator que penso relevante de ser analisado, é a concorrência de eventos natalinos em centenas de cidades que não davam atenção a esta época até pouco tempo. Se multiplicam casos e viralizam vídeos nas redes de destinos gaúchos, catarinenses e, pelo Brasil afora, com decorações belíssimas e surpreendentes de Natal. Ou seja: programação natalina não é mais “exclusividade”, de Gramado e Canela.

Tudo isso precisa ser digerido, pensado e as estratégias para os próximos devem ser traçadas imediatamente pelas lideranças locais. De preferência em conjunto e sem a costumeira falta de união entre os setores e as cidades. Pensar cada um por si já não bastará mais.

Voltando ao Natal e Réveillon, conversei há pouco com o presidente do Sindtur Serra Gaúcha, Cláudio Souza. Em entrevista ao Acontece, o executivo do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias, destaca que a ocupação hoteleira hoje está em 72% para o Natal e Ano Novo.

Mas, como estamos com mais dez dias, pode chegar a 80%”, afirma Cláudio. Segundo ele, não dá para fazer comparativos com o ano passado pois vários países estavam com as fronteiras fechadas em razão da pandemia.

Movimento em Gramado está abaixo do esperado para esta época.

É histórico em ano de eleição ter esta baixa, e a baixa também entre o dia 10 e 20 de dezembro são normais em Gramado. Porém, este ano foi um pouco maior. Não podemos julgar o ano por 20 dias. O ano até aqui foi muito bom para o Turismo, o mês de novembro foi um dos melhores dos últimos anos“, fala o executivo.

Ele destaca que é preciso olhar o ano como um todo, sem fazer terra arrasada em cima de 20 dias. “A tendência é melhorar a ocupação nos próximos dias. Para o mês de Janeiro as vendas estão bem também”, revela Cláudio.

O Sindtur já convidou entidades e Poder Público para uma reunião em janeiro, para definição de estratégias e trabalho em conjunto para Gramado planejar o ano. “Trata-se de uma reunião de planejamento, ideias para discutir o futuro de maneira salutar”, finaliza o presidente do Sindtur.

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br
Siga no Instagram: @gramadoacontece

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade