Dólar: R$ 5,43

Euro: R$ 5,93

Weather Icon
Gramado9°C, garoa de leve intensidade
Search
Close this search box.
Gramado contabiliza quatro mortos e nove desaparecidos nos locais de deslizamentos

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Gabinete de Crise atualizou a situação na cidade de Gramado após os três dias de chuva intensa. “Criamos um comitê de crise desde quarta-feira, dia 1º, composto pela BM, MP, Defesa Civil, Administração através de várias Secretarias. Temos, nesta quinta-feira (2), mais de 27 pontos de desmorronamento e enxurradas. Lamentavelmente temos quatro óbitos e nove pessoas desaparecidas”, falou o prefeito Nestor Tissot.

Segundo informações oficiais do município, a situação mais crítica é na localidade da Pedra Branca, próximo a Linha Furna. Na madrugada desta quinta-feira (2 de maio) um barranco de 500 metros de altura, localizado ao lado da Sociedade da comunidade, desceu mais de 100 metros arrastando tudo e soterrando as residências. Três corpos sem vida já foram resgatados no local e oito pessoas seguem desaparecidas. Os nomes das vítimas e desaparecidos não foram divulgados.

Barranco de aproximadamento 500 metros de altura desceu e soterrou residências na Linha Pedra Branca, provocando três mortes e oito desaparecimentos. Créditos da foto Halder Ramos/Especial para o Jornal Pioneiro.

A outra morte ocorreu na Linha Quilombo. No mesmo local, uma pessoa segue desaparecida.

Não estamos medindo esforços para resgatar estas pessoas. Temos pessoas ilhadas no fundo da localidade de Pedra Branca, sem que as forças de segurança consigam acessar. Estamos buscando socorro junto a empresas particulares de helicópteros e junto ao Governo do RS“, detalhou o prefeiro gramadense.

O pefeito pede para que as pessoas obedeçam a Defesa Civil e saiam de suas residências após notificações. “São deslizamentos que nunca aconteceram. Pode acontecer em qualquer lugar e aqualquer momento, principalmente nas encostas. A situação é tão difícil que não estamos conseguindo chegar nos locais para resgatar as pessoas soterradas“, fala Nestor Tissot.

O prefeito finaliza pedindo para que a população gramadense economize água pois a captação está prejudicada e o abastecimento vai parar. Evitem de sair de casa pois o número de automóveis na rua prejudica e atrapalha o trabalho de resgate.

Pede também que as pessoas evitem de ir até os locais. “O momento exige esforço e precaução de todos. Temos que cuidar das vidas neste momento. Vamos evitar Fake News como rompimento de barragens, por exemplo.”, finaliza o prefeito Nestor.

Campanhas de doações estão sendo feitas pelas entidades e pela Prefeitura e a maior necessidade são alimentos não perecíveis e agasalhos.

Nas estradas os pontos críticos principais são a estrada da Serra Grande, estrada da Linha Bonita, ERS-115, Loteamento Orlandi, Estrada Miguel Tissot na Várzea, Linha Pedra Branca e outros vários pontos com danos.

Confira o Boletim do Gabinete divulgado às 18 horas desta quinta-feira, dia 2:

Atualizado no dia 2 de maio, às 18h23.

Bairro Três Pinheiros: Residências evacuadas: 40

Outros pontos com necessidade de evacuação: Rua Henrique Bertoluci (bairro Floresta), Rua Guilherme Dal Ri (Piratini) e Condomínio Alphaville (bairro Bavária).

Monitoramento de Barragens: As equipes da Defesa Civil e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Planejamento e Governança estão monitorando a situação das barragens do Parque dos Pinheiros e da Serra Grande. Qualquer alteração nas estruturas as comunidades locais serão informadas imediatamente.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou 27 atendimentos entre ontem (1º) e hoje (2), monitorando os seguintes pontos do município: Parque Knorr; DF Sul (Fiat); Condomímio localizado atrás da Fiat; Rua Prefeito Nelson Dinnebier; Rua das Azaléias; Bairro Três Pinheiros; Parque dos Pinheiros; Condomínio Alphaville; Bairro Belvedere; Loteamento Orlandi; Av. das Hortênsias; Av. do Trabalhador; Barragem da Serra Grande; Estrada do Quilombo; Rua dos Carvalhos; Rua do Contorno (Vila Jardim); Rua Idalina (bairro Pórtico); Rua FG Bier (bairro Planalto); Estrada de acesso Linha 28; Linha Bonita; Linha Furna; Linha Pedras Brancas; e Rua Getúlio Vargas (bairro Piratini).

Óbitos confirmados: 4 no total, sendo 3 na Linha Pedras Brancas e 1 na Linha Quilombo (vítimas de deslizamentos).

Desaparecidos: 9 no total, sendo 8 na Linha Pedras Brancas e 1 na Linha Quilombo.

Famílias desalojadas: 10 (estão abrigadas na Escola Julita Tissot e outros locais parceiros do município).

DOAÇÕES EM GRAMADO

 A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Cidadania e Assistência Social, solicita que a comunidade contribua com doações para ajudar a população que precisou sair de casa devido às condições climáticas.

Neste momento, os itens solicitados são água potável, alimentos não perecíveis de fácil preparo, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal, colchões, cobertores e roupas de cama.

A entrega pode ser realizada na Sociedade Recreio Gramadense (horário comercial, de segunda a sexta-feira) e no Hard Rock Café Gramado (diariamente, das 12h às 23h).

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade