Dólar: R$ 5,43

Euro: R$ 5,93

Weather Icon
Gramado9°C, garoa de leve intensidade
Search
Close this search box.
Aeroporto de Canela entra na pauta da Infraero e voos para Caxias do Sul são anunciados

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Enquanto uma solução e prazo para reabertura do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre não são definidos, Governo Federal, Governo Estadual, Infraero, municípios e empresas se movimentam e trabalham intensamente nos bastidores para trazer as soluções para a malha aérea e, principalmente, para os turistas que chegam ao Rio Grande do Sul com destino Serra Gaúcha, Gramado e Canela como focos principais.

Na terça-feira, dia 14, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que Infraero “está pronta” para assumir a operação do aeroporto de Caxias do Sul (RS) e “entrar rapidamente” com dezenas de funcionários no terminal. Também na terça, o Governador Eduardo Leite visitou Caxias do Sul e mostrou estar preocupado com a situação econômica da região, totalmente dependente do Turismo.

Segundo o ministro do Turismo , o objetivo é que Caxias — hoje sob administração do governo estadual — seja uma das principais alternativas para receber voos comerciais impedidos de usar o aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. 25 novos voos semanais já foram anunciados para o aeroporto caxiense. LATAM e GOL já anunciaram novos voos de São Paulo para Caxias do Sul nesta semana.

Além de Caxias, outros dois aeroportos são citados pelo ministro como opções para atender à demanda por voos comerciais: Canoas e Canela.

O aeroporto de Canela, também operado pelo governo do estado, é apontado como opção para reativar o fluxo de turistas na Serra Gaúcha quando as condições climáticas permitirem. De acordo com o ministro, a principal restrição atualmente para um uso mais intenso de Canela é o fornecimento de combustível de aviação.

Aeroporto de Canela volta à pauta junto com o de Caxias do Sul.

Segundo ele, praticamente 30% da oferta de assentos pré-calamidade está sendo recomposta com a adoção de uma malha emergencial. “Na próxima semana, deveremos chegar a 50%. Estamos montando uma operação de guerra”.

Tanto em Caxias do Sul, quanto em Canela, a Infraero precisará fazer melhorias de sinalização, na pista, aparelhos de Raio X e equipe de operação.

Comitê de Infraestrutura e Acesso foi criado em Gramado

Um comitê de Infraestrutura e Acesso foi criado esta semana em Gramado, após reunião entre empresários e Secretaria de Turismo de Gramado. O comitê é formado pelos empresários que fazem parte da entidade empresarial PLANTA, Agência Visão e Prefeitura de Gramado.

As ações do comitê são focadas em ajudar a resolver de forma rápida a questão de acessos ao destino (terrestres e aéreos).

O empresário Giovani Ghisleni, adiantou para a coluna que, enquantanto o Aeroporto de Porto Alegre não abrir, o foco está nos aeroportos de Florianópolis (melhor estrutura e viagem terrestre de cinco horas até Gramado), Caxias do Sul (hoje cerca de duas horas e meia de carro até Gramado via São Francisco de Paula mas, liberando a 116 o tempo passa a ser de uma hora apenas), Canela (7km de Gramado) e Torres (duas horas de carro).

O objetivo do grupo é criar de forma rápida uma alternativa junto com a ANAC e Infraero para termos turistas de fora chegando na cidade. Em Canela, por exemplo, precisamos de investimento rápido e pesado para termos um aeroporto com o mínimo de utilidade e as cidades e os empresários querem fazer este investimento. Nosso objetivo é conseguir trazer voos diretos de São Paulo a Canela. Este investimento de momento, seria uma porta aberta para termos um aeroporto mais próximo no futuro. É sabido que mais de 60% do público do aeroporto de Porto Alegre vem para Gramado e precisamos mostrar isto para as autoridades“, explica o empresário gramadense.

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/

12 respostas

  1. O aeroporto de Canela deveria realmente receber voos vindos de São Paulo não somente durante esta crise climática, mas de forma perene. Hoje acredito que a Azul com seus ATRs conseguiriam fazer esses voos devolvendo a capacidade turística a curtíssimo prazo. Serra Gaúcha tem que se unir para a efetiva utilização do aeroporto de Canela para voos comerciais diários saindo de VCP ou GRU

  2. Torcendo muito para que o aeroporto de Canela receba voos saindo de São Paulo. Cabe aos prefeitos de Gramado e Canela intercederem para isso acontecer. Os empresários também deveriam fazer esse lobby.

  3. A Azul fazia voo para Canela com o Cessna Caravan. Voos diretos de SP para o aeroporto de Gramado/Canela seria um grande passo para as duas cidades… Alo Eduardo Leite, INfraero, Azul, Gol, Latam, Constantino Orsolin!!!! Adiantem!

  4. Enquanto a utopia da vila oliva não sai da teoria a região poderia ter condições do aeroporto de canela estar funcionando mas enquanto a boa e velha politicagem atrapalhar continuaremos refém do aeroporto de poa ..

    1. Os aeroportos säo do monopólio estatal federal. Se o estado ou prefeitura pegar Canela, tem que colocar muito dinheiro.. De onde viria o dinheiro???

  5. Não entendo porque não fazem um lobby maior para isso de fato acontecer. Não precisa ser um aeroporto internacional, mas que recebe aviões com 70 passageiros ATR42 da Azul, VoePass… Seria incrível!

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade