Em função do fechamento do Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, ainda sem data definida para reabertura, uma nova malha aérea emergencial foi anunciada para tentar suprir a necessidade dos viajantes.
As melhores opções para visitantes, turistas e moradores de Gramado e Canela, que precisam embarcar, são o Aeroporto de Florianópolis (cinco horas de carro até Gramado via Rota do Sol), Aeroporto de Caxias do Sul (duas horas e meia a três horas de carro via Rota do Sol) e Base Aérea de Canoas (cerca de duas horas de carro até Gramado).
Malha aérea emergencial do Rio Grande do Sul:
Aeroporto de Caxias do Sul (RS) | 25 voos semanais
Aeroporto de Santo Ângelo (RS) | 2 voos semanais
Aeroporto de Passo Fundo (RS) | 16 voos semanais
Aeroporto de Pelotas (RS) | 5 voos semanais
Aeroporto de Santa Maria (RS) | 2 voos semanais
Aeroporto de Uruguaiana (RS) | 3 voos semanais
Base aérea de Canoas (RS) | 35 voos semanais
Aeroporto de Florianópolis (SC) | 21 voos semanais
Aeroporto de Jaguaruna (SC) | 7 voos semanais
Base Aérea de Canoas
A Base Aérea de Canoas ganhou autorização de Força Aérea Brasilieira (FAB) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber operações de voos comerciais. O início depende da Fraport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que fará toda a operacionalização.
“Estamos trabalhando para viabilizar os voos comerciais (para passageiros e cargas), em menor escala, a partir da Base Aérea de Canoas. No momento, a Fraport Brasil recebeu a autorização para operar cinco voos diários”, informou em nota a Fraport. A expectativa é que os novos voos sejam anunciados ainda nesta semana e começem a operar na próxima semana.
AZUL – A Azul prevê operar mais de 150 voos extras até o dia 30 de maio. Os voos partem e chegam de quatro municípios gaúchos (Santo Ângelo, Pelotas, Uruguaiana e Santa Maria), além de Curitiba e Florianópolis, sempre com destino a São Paulo no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Os deslocamentos já podem ser pesquisados e comprados no site da Azul e em seus canais oficiais de venda. Eles serão feitos em aeronaves Embraer-E1 e ATR 72-600, com capacidades para acomodar 118 e 72 clientes por voo, respectivamente.
LATAM – A LATAM adicionou 46 voos extras semanais entre São Paulo (SP) e os aeroportos de Jaguaruna (SC), Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS). As decolagens já iniciaram.
A operação Guarulhos-Florianópolis-Guarulhos será temporariamente ampliada de 10 para 14 voos diários.
A operação na Serra Gaúcha, por sua vez, recebe mais 4 voos semanais na rota Guarulhos-Caxias do Sul-Guarulhos, somadas às 10 já existentes na rota Congonhas-Caxias do Sul-Congonhas.
- Voos diários adicionais
Guarulhos (GRU) x Florianópolis (FLN)
Florianópolis (FLN) x Guarulhos (GRU)
Guarulhos (GRU) x Caxias do Sul (CXJ)
Caxias do Sul (CXJ) x Guarulhos (GRU) - + 4 frequências semanais
Guarulhos (GRU) x Caxias do Sul (CXJ)
Caxias do Sul (CXJ) x Guarulhos (GRU) - + 2 frequências semanais
Congonhas (CGH) x Caxias do Sul (CXJ)
Caxias do Sul (CXJ) x Congonhas (CGH)
GOL – A Gol criou 122 voos extras para atender a demanda. Os novos voos chegam principalmente nos aeroportos de Caxias do Sul, Florianópolis e Passo Fundo, além de priorizar a operação com aviões maiores em Chapecó. Florianópolis tem sido um dos principais pontos de apoio para os afetados pelos cancelamentos em Porto Alegre e foi escolhida pela Gol devido à infraestrutura aérea e terrestre para receber mais passageiros e cargas.
- Voos diários adicionais:
Congonhas (CGH) x Florianópolis (FLN)
Florianópolis (FLN) x Congonhas (FLN)
Galeão (GIG) x Florianópolis (FLN)
Florianópolis (FLN) x Galeão (GIG)
Congonhas (CGH) x Caxias do Sul (CXJ)
Caxias do Sul (CXJ) x Congonhas (CGH) - + 6 frequências semanais nos seguintes voos
Galeão (GIG) x Florianópolis (FLN)
Florianópolis (FLN) X Galeão (GIG)