Dólar: R$ 5,43

Euro: R$ 5,93

Weather Icon
Gramado9°C, garoa de leve intensidade
Search
Close this search box.
1º de outubro é a nova data para possível reabertura do Aeroporto de Porto Alegre

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Uma reunião ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 18 de junho, em Brasília, entre Governo Federal, ANAC e os executivos da Fraport. Participaram o CEO global da Fraport, Stefan Schulte, e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além de outros integrantes do governo e da empresa. O objetivo foi alinhar a retomada e programar processos, além de responsabilidades de cada lado para agilizar as reformas necessárias.

Após a reunião, o ministro do Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, disse que a Fraport pediu quatro semanas para finalizar as análises sobre o estado do local, principalmente da pista. O prazo pedido, e aceito, é para garantir total segurança nas análises, avaliações e decisão final do prazo para reabertura.

Os terminais do Salgado Filho estão fechados desde o dia 3 de maio após enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

O CEO global da Fraport, único a falar pela empresa na reunião de hoje, não se mostrou satisfeito com os posicionamentos recentes da CEO no Brasil, Andreea Pal, que havia dito na semana passada que a empresa poderia devolver a concessão se não recebesse recursos do governo federal para a reconstrução.

A reunião definiu que o CEO global da Fraport virá ao Brasil no mês que vem para uma reunião com representantes do governo, nos dias 17 e 18 de julho quando deve ocorrer o anúncio oficial da data de reabertura.

A promessa da vinda ao Brasil do principal executivo da Fraport, Stefan Schulte – que participou por vídeoconferência da reunião de hoje-, foi considerada uma iniciativa importante e suas falas, garantindo total compromisso da empresa alemã na retomada do Aeroporto de Porto Alegre, impactaram positivamente os governistas. Até porque, as falas dos últimos dias da CEO no Brasil, Andreea Pal, haviam repercutido muito negativamente nos bastidores.

A colunista de GZH, Rosane de Oliveira, divulgou há pouco que apurou, extraoficialmente nos bastidores pós reunião, que a data de reabertura do Aeroporto Salgado Filho depende do resultado da análise das amostras colhidas na pista, mas uma data mais promissora do que a metade de dezembro (divulgada inicialmente pela Fraport) foi definida como meta na reunião desta terça-feira. Segundo a colunista gaúcha, o objetivo com o qual as duas partes trabalham é retomar os voos em 1º de outubro, de forma parcial, e ir ampliando aos poucos. 

Fraport e Governo Federal já trabalham com possibilidade de reabertura do Aeroporto Salgado Filho em outubro. Créditos: Divulgação.

2 respostas

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade