As peças do jogo eleitoral se movimentam em Gramado antes das convenções dos partidos que acontecem em Julho e irão indicar os nomes dos candidatos a Prefeitura de Gramado na oposição.
Como já havíamos anunciado, o Professor Daniel (PSDB) é pré-candidato e, até terca (dia 25 de junho), a idéia era uma coligação com o MDB para uma chapa única contra o prefeito Nestor Tissot (PP), que buscará a reeleição.
Os vereadores Renan Sartori e Professor Daniel tentavam compor juntos. Com a ida do Professor Daniel ao PSDB esta possibilidade começou a diminuir e o diretório do MDB decidiu que lançará candidato próprio para concorrer ao cargo maior do executivo gramadense.
O MDB deve anunciar Renan Sartori como seu candidato nos próximos dias. Procurado pela reportagem, o vereador Renan Sartori disse que não foi uma decisão fácil, pois é amigo e parceiro do Professor Daniel.
“Sempre trabalhamos por uma chapa competitiva para as eleições e pensamos em estar juntos pois somos um bloco único na Câmara. Mas, o MDB é um dos maiores partidos de Gramado e sempre deixou claro que quer ser cabeça. Nós entendíamos que o Daniel viria ao MDB mas, com ele indo para outro partido a decisão do MDB é de não abrir mão da cabeça de chapa e meu nome foi escolhido por decisão unânime”, contou.
O vereador também falou ao Acontece sobre coligações e demandas da comunidade. “Pensamos em aglutinar outros partidos, estamos em negociações. Sobre a gestão, Gramado vem passando por uma crise existencial com crise nos eventos e turismo, uma piora que gera questionamentos sobre a condução dos mesmos. O nosso público e consumo diminuíram, vemos uma ansiedade grande e sentimento por renovação e mudança. Também as questões relacionadas aos desastres climáticos que colocaram mais de 2 mil gramadenses desalojados. As pessoas estão insatisfeitas esperando decisões diferentes, queremos dar voz à comunidade e retomar a cidade“, completou Renan.
A coluna também teve relato de uma fonte de dentro do partido. Segundo esta fonte, que terá seu nome preservado, o diretório do MDB vinha há tempos querendo um candidato próprio e a aprovação do nome de Renan foi unânime. Mesmo sem ter se colocado à disposição, Renan aceitou o desafio proposto pelo diretório e até mesmo se emocionou na reunião pois é amigo pessoal do Professor Daniel.
Com a decisão, segundo a fonte, a base do partido vem mais unida para a campanha e já se mobiliza em torno do candidato próprio pois vê em Renan um candidato maduro que sabe ouvir, “sem maldade e sem vaidade”, completou. Renan Sartori está em seu segundo mandato como vereador de Gramado.
A posição do PSDB de manter Professor Daniel como pré-candidato
Mesmo com esta inesperada mudança de postura do MDB, o PSDB mantém o nome do Professor Daniel e ratifica que ele é o pré-candidato do partido e deverá ser o candidato a prefeito no pleito. O próprio vereador conversou com a coluna destacando que o cenário é ainda muito incipiente e muita coisa pode acontecer nos próximos meses.
O nome de Celso Fioreze surge como opção para vice na chapa. O partido se manifestou agora pela manhã em nota enviada para a coluna, assinada pela presidente do partido em Gramado Tânia Moraes. Confira na íntegra:
PSDB se reúne e reafirma candidatura própria com o nome do Professor Daniel
O PSDB, convicto da sua história, consciente do atual cenário político e o momento desafiador que a cidade de Gramado vive, por unanimidade, reafirma o nome do professor Daniel Koehler como pré- candidato à Prefeitura. O partido reconhece em sua escolha alguém que não apenas representa um anseio da comunidade, mas que também reflete a própria envergadura do PSDB.
Uma reunião interna dos integrantes tucanos, juntamente com os pré-candidatos à vereança, definiu estratégias e ações para continuar trabalhando no projeto de cidade que vem sendo defendido e organizado nos últimos quatro anos. “Acreditamos neste projeto coletivo, democrático, em prol de uma cidade que se constrói ouvindo as pessoas, somando lideranças e dialogando com toda a sociedade”, declara a presidente do partido, Tânia Moraes, ao lado dos colegas de partido.
Ainda de acordo com o PSDB de Gramado, em ocasião oportuna, o nome do pré-candidato a vice será anunciado com a mesma responsabilidade e orgulho. O nome do empresário Celso Fioreze está à disposição para compor a chapa ao lado do Professor Daniel, contudo, as portas estão abertas para construção junto a demais partidos e lideranças, tendo em vista que as convenções partidárias acontecem até agosto.
Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/