O Parador Hampel, em São Francisco de Paula, aberto em 1899 por Franz Joseph Rudolph Hampel, recebeu o público e a secretária de Cultura Beatriz Araújo para a exibição do documentário “Hampel, 125 anos” . O curta conta a história da hospedagem mais antiga da Serra Gaúcha, produzido pelo projeto de educação patrimonial Memórias de São Francisco de Paula, dirigido pela jornalista Lúcia Pires.
A Sala de Chá do hotel centenário ficou pequena. Em 27 minutos, o público se emocionou com as lembranças trazidas por gerações e como o imigrante que subiu a Serra em 1899 para instalar a sua Quisisana Pensão Hampel e dar início ao turismo na Serra. Entre os entrevistados, estão o jornalista Eduardo Bueno e a arquiteta Renata Galbinski. O documentário terá estreia no Canal Viva São Chico, no YouTube, em 15 dias, também com versão para libras
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio cultural do Parador Hampel e aDiáspora Films. O projeto de Educação Patrimonial é dirigido pela jornalista Lúcia Pires, que neste episódio conta com o artista visual Luís Ferreirah, CEO da aDiáspora Films, e da editora e assistente de roteiro Débora Anttuart.
A pré-estreia teve apoio cultural do Parador Hampel, Restaurante Ana Terra, Frigorífico
Santo André e Eisenbahn.