Fundada há 48 anos, a Chocolate Lugano de Gramado experimentou sua maior expansão nacional e internacional nos últimos quatro anos. Mesmo enfrentando a pandemia de coronavírus, o impacto das fake news que derrubaram o movimento de Natal em 2023, e um prejuízo estimado em cerca de R$ 30 milhões de reais em 2024, – em consequeência das chuvas e do fechamento do Aeroporto Salgado Filho-, a marca chega ao fim de 2024 com um lançamento considerado o maior da empresa nos últimos anos.
A Casa Lugano será inaugurada no primeiro trimestre de 2025, em um audacioso empreendimento gastronômico de três andares na Rua Coberta de Gramado, esquina com a Boges de Medeiros, em um dos pontos mais nobres da cidade.
Com um investimento de R$ 25 milhões, em parceria com a GAV Resorts, a Casa Lugano terá aproximadamente 1.400 m², capacidade para 320 lugares, e vai gerar cerca de 120 empregos diretos e mais de 500 indiretos.
A Casa Lugano será dividida em três andares como perfis diferentes:
- Primeiro andar: Uma osteria italiana, celebrando a tradição culinária do país com pratos que remetem à mesa farta e ao espírito acolhedor.
- Segundo andar: Uma pâtisserie e ateliê de chocolate, trazendo criações exclusivas assinadas pelo premiado chef confeiteiro Diego Lozano.
- Terceiro andar: Um restaurante contemporâneo, ideal para encontros e celebrações, com o clássico fondue entre as opções.
No terceiro andar uma das atrações será uma oliveira de 11 toneladas e com 500 anos.
“Para vocês terem uma referência, só conheço um projeto similar no Brasil que é o Hotel Rosewood em São Paulo. Qualquer cidade do mundo gostaria de ter um projeto como este”, declarou o CEO da Lugano, Guilherme Luz, durante a apresentação do novo projeto.
Expansão que surpreende
A expansão da marca Lugano teve seu início durante a pandemia de coronavírus. Quando iniciou a pandemia em 2020, a Lugano contava com sete lojas. Hoje, em dezembro de 2024, já são cerca de 170 lojas espalhadas pelo Brasil com a marca de chocolates estando presente fisicamente em todos os estados e capitais do país.
Antes da pandemia, a Lugano nunca havia trasportado chocolate para fora do país. Este cenário mudou e, só em 2024, já foram 25 containers com chocolates enviados para os EUA e Canadá, chegando a quase 400 milhões de pessoas atingidas pela marca no exterior.
Outro empreendimento que ganha destaque, o Mundo Lugano inaugurou em 2023. O parque temático para criaanças e adultos localizado na Borges de medeiros já teve uma expansão cerca de 400 lugares e no último Dia das Crianças recebeu quase duas mil pessoas.
Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/