A Cantina Pastasciutta, referência em gastronomia genuinamente italiana em Gramado, Porto Alegre e Atlântida, comemora os 150 anni da Imigração Italiana no com uma programação repleta de significado e sabor.
Em 2025, marco histórico da chegada dos primeiros imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, ano seguinte à chegada no Brasil, a Cantina se une às festividades com homenagens e o lançamento do seu segundo prato na Associação da Boa Lembrança, conectado a história da família dos proprietários da empresa.
Desde quando comemorou seus 40 anni, a Cantina presenteia famílias das cidades onde atua com kits de seus produtos, como pastas, sughi congelados, vinhos e seu limoncello. Este ano, a homenagem foi estendida a imigrantes italianos ligados à empresa – fornecedores, parceiros, amigos e até o patriarca da família dos proprietários. Cerca de 15 famílias foram presenteadas, reforçando o vínculo da Cantina com suas raízes.
O marco no estado do Rio Grande do Sul será o dia 20 de maio, pois, em 1875, chegaram a Nova Milano, atual distrito de Farroupilha, os primeiros imigrantes italianos. Nesta data terá música italiana ao vivo na Cantina Pastasciutta da Borges de Medeiros, em Gramado.
A Cantina recebeu autorização do governo do Estado para utilizar o selo oficial dos 150 anos da Imigração Italiana. Durante 2025, os garçons usarão um botton com ele, e o destaque gastronômico será o Prato da Boa Lembrança: Quagli di Trento. Inspirado na tataravó da Famiglia, o prato apresenta codorna confit, cannellone artesanal recheado com queijo brie, damascos e pêra, uma receita que celebra sabores e memórias italianas.

Sobre a Cantina Pastasciutta – Com mais de 40 anos de tradição, a Cantina Pastasciutta proporciona momentos inesquecíveis para seus clientes. Neste ano, convida todos a celebrar a história e o legado da imigração italiana em nosso estado.