O prefeito de Canela, Constantino Orsolin e a secretária de Saúde, Patrícia Valle participaram de uma videoconferência com demais prefeitos e secretários de Saúde de cidades da Serra. O objetivo foi alinhar estratégias para melhorar os índices e sair da bandeira vermelha do modelo de distanciamento controlado do governo estadual.
Na ocasião, os prefeitos explanaram sobre as ações de combate à pandemia que foram adotadas pelos municípios e que fazem parte do cálculo definido pelo Estado, além das alternativas para aprimorar e aumentar a ofertas de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a região. O prefeito canelense falou que o encontro se concentrou no debate sobre os municípios que possuem leitos de UTI, mas que seria necessário também se analisar critérios e medidas adotadas pelas cidades menores. “Gramado vai credenciar mais oito leitos de alta complexidade e queremos trabalhar na possibilidade de Canela ter acesso a esses leitos quando necessário”, ponderou.
A coordenadora regional de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio destacou que a regulação de leitos de UTI é feito na Central de Leitos e, com a pandemia, a solicitação será atendida no local mais próximo, com a liberação de leitos em Gramado para os pacientes serem removidos para a cidade vizinha. A notícia foi muito positiva para Canela, que anteriormente encaminhava, quando necessário, os pacientes a Caxias do Sul.
Como definição do encontro, foi constituído um comitê técnico que se reuniu, na sequência à videoconferência, para trabalhar novas alternativas que melhorarão os índices e possibilitarão a mudança da bandeira da região da Serra. A expectativa é de uma mudança já na próxima atualização, na terça-feira.
Com informações Jornal Cidades – JC