Conforme os canais Te Liga Canela e Acontece Gramado anteciparam na última quinta-feira, dia 16 de julho, Gramado estava muito próxima de ter ocupação máxima em seus 18 leitos de UTI. O levantamento exclusivo (CONFIRA AQUI) apontava, há três dias, uma ocupação de 83% nos leitos de UTI no Hospital São Miguel.
Infelizmente, esta tendência de colapso no Sistema de Saúde local se confirma neste domingo, dia 19, com o Hospital São Miguel chegando a 100% da ocupação em Leitos de UTI, segundo informações do Governo do Rio Grande do Sul.
Os 18 leitos de UTI disponíveis na casa de saúde gramadense estão ocupados sendo:
– 15 para o SUS e 3 para o Sistema Privado
– Dez pacientes internados Não COVID-19
– Quatro pacientes com diagnóstico para COVID-19
– Quatro pacientes com suspeita de COVID-19
Como o Hospital de Canela não possui nenhum leito de UTI no momento, a partir de agora, todos os pacientes gramadenses e canelenses que precisarem de internação em Unidade de Terapia Intensiva terão que ser remanejados para outros municípios.
A cidade de referência, neste caso, é Caxias do Sul que também teve um aumento de ocupação desde o último levantamento. Há três dias, Caxias do Sul possuía uma taxa de ocupação de 76% em Leitos de UTI. Neste domingo a taxa já chega a 84%, com apenas 23 leitos restantes para uma região com 49 municípios.
Gramado registrou neste fim de semana dois óbitos de moradores, chegando a triste marca de 5 óbitos de residentes por COVID-19. Até o último levantamento, divulgado na sexta-feira, dia 17, Gramado contava com 158 testes positivos para Coronavírus, residentes de Gramado.