Passado um mês da identificação dos primeiros contaminados pelo coronavírus no Santa Ana Residencial Geriátrico de Gramado, o local recebeu a notícia da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) de que o surto acabou.
– Estamos esperançosos por dias melhores, com uma ótima notícia referente ao final do surto no residencial – disse o médico Ubiratã de Oliveira, proprietário do estabelecimento.
Por meio de nota, a instituição informou que recebeu ofício da 5ª CRS na última quarta-feira, estabelecendo o encerramento do surto de covid-19 no local. A nota diz ainda que todos os hóspedes do residencial estão recuperados, assim como todos os colaboradores. Um idoso ainda está em recuperação no hospital.
A instituição reitera que todos os procedimentos exigidos pelas autoridades competentes sempre foram cumpridos, e que isso foi constatado em vistoria realizada no dia 25 de setembro nas dependências. Ainda diz que continuará seguindo todos os protocolos de segurança exigidos desde o inicio da pandemia.
De acordo com a coordenadora da 5ª CRS, Tatiane Fiorio, o protocolo indica que passados 15 dias consecutivos sem nenhum novo caso, pode-se dar o surto como encerrado.
– Ontem (quarta-feira) encerrou o prazo de 15 dias em que eles não tiveram nenhum novo caso, nos solicitaram isso formalmente, fizemos uma declaração de conformidade, dizendo que, pelo que prevê a legislação vigente, já estariam aptos a encerrar o surto – confirmou a coordenadora.
O Ministério Público de Gramado acompanha o caso. Foi a promotora de Justiça Natália Cagliari quem solicitou à 5ª CRS que fizesse a vistoria na instituição. O relatório foi enviado na sexta-feira da semana passada, mas ela aguarda complemento das informações. A promotora pediu ainda informações ao Hospital São Miguel Arcanjo sobre o estado de saúde em que os primeiros pacientes chegaram ao hospital.
– Eles estão cumprindo as medidas sanitárias. Aguardamos ter todas as informações porque temos que apurar se houve responsabilidade ou não – disse a promotora.
Onze idosos que viviam na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) morreram. Ao todo, 22 foram infectados.
Informações do Jornal Pioneiro.