A ação de alguns jogadores em Gramado colocou dezenas de gramadenses em risco. Atletas integrantes de equipes participantes do Municipal de Futsal de Terceira Divisão, que teve a final disputada dia 9 de outubro no ginásio Perinão em Gramado, entraram em quadra para as disputas mesmo com atestado médico e em isolamento social, por suspeita de estarem infectados pelo Coronavírus.
Eles entraram em quarentena, por determinação médica, e mesmo assim participaram das disputas. A Secretaria de Esporte e Lazer cumpriu com os protocolos sanitários e plano de contingência e repudia a atitude que colocou em perigo, além dos atletas, os funcionários da Prefeitura e da Secretaria, que organizaram e trabalharam na competição. As competições estavam liberadas há cerca de 20 dias na cidade.
“Atitudes como estas colocam a perder todo o nosso esforço para a retomada do esporte em Gramado. Montamos um protocolo sério para a retomada com controle de acesso aos espaços, medição de temperatura, isolamento das arquibancadas e uma série de iniciativas para evitar aglomerações. Tudo isso vai por água abaixo, infelizmente“, destaca o secretário de Esporte e Lazer de Gramado Jacó Schaumloeffel.
O pedido é para que atletas que disputaram a competição e pessoas de suas relações que tiverem sintomas procurem imediatamente o Posto de Saúde.
Em função destes casos e denuncias recebidas e confirmadas, a Vigilância não atendeu o pedido da Secretaria de Esportes para rever a decisão de paralisar as atividades esportivas na cidade.
Vigilância suspende atividades esportivas em Gramado
Mesmo antes da confirmação dos casos, a Vigilância Sanitária de Gramado suspendeu por 30 dias todas as atividades esportivas em Gramado. Segundo comunicado, “a Vigilância Sanitária Municipal determina a suspensão temporária de TODOS os eventos esportivos (carteado, bocha, bilhar, futebol e afins) e atividades escolares esportivas no território do município de Gramado”.
Segundo o comunicado da Vigilância Sanitária, a medida visa prevenir e mitigar os riscos de contágio à população e entrou em vigor a partir do dia 9 de outubro.