Trem de alta velocidade fará trajeto entre Porto Alegre e a Serra Gaúcha em 15 minutos

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Rio Grande do Sul deu hoje um passo importante em direção ao futuro. O Estado poderá ter o primeiro sistema de transporte por cápsulas de altíssima velocidade da América Latina.

Nesta terça-feira (19/1), foi assinado, no Palácio Piratini, acordo entre o governo do Estado e a empresa Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) para realização, com auxílio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de estudo inicial de viabilidade da rota Porto Alegre–Serra.

Chamado de hyperloop, o sistema de transporte por cápsulas para passageiros ou cargas pode alcançar 1,2 mil km/h com conforto e segurança superiores ao de aviões. A parceria do Estado com a empresa de pesquisa americana coloca o Brasil na rota do transporte mais inovador e disruptivo atualmente em desenvolvimento no mundo.

A tecnologia funciona como uma cápsula em um grande tubo a vácuo. É usada propulsão magnética para fazer a cápsula se movimentar, e ela acaba levitando. Sem atrito no movimento, ela atinge uma velocidade altíssima. 

O acordo de hoje pode ser considerado bastante futurista, mas cogitamos analisar viabilidade do projeto e, assim, lançar a primeira ideia para que, quem sabe logo adiante, possamos confirmar as condições de viabilizar o hyperloop, uma alternativa economicamente viável, segura e sustentável”, afirmou o governador Eduardo Leite.

De acordo com a HyperloopTT, uma das vantagens do sistema é ser viável comercialmente, não dependendo de recursos públicos para se manter. Além disso, é uma maneira sustentável do ponto de vista ambiental de avançar em sistemas de transporte.

O estudo demonstrará que o sistema é sustentável do ponto de vista do investidor como do ponto de vista ambiental. E irá suprir uma demanda muito importante por transporte de qualidade, em altíssima velocidade, no Brasil. É uma satisfação enorme termos o governo do Rio Grande do Sul como parceiro nessa iniciativa”, afirmou Dirk Alhborn, fundador e presidente da HyperloopTT.

“Esse acordo é resultado do trabalho que temos realizado para posicionar o RS no mapa global da inovação”, disse o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, destacando a relevância do projeto. “É uma oportunidade de avaliarmos, através da UFRGS e da empresa, uma das tecnologias de potencial impacto global no setor de transportes para as demandas da sociedade gaúcha, possibilitando benefícios em diversas áreas”, acrescentou.

O estudo inicial de viabilidade também avaliará aspectos operacionais e estruturais para criar um sistema de transporte hyperloop ao longo da rota entre Porto Alegre e a Serra. Avaliará localizações para grandes estruturas, possíveis restrições para o alinhamento do sistema e a integração do sistema de cápculas com a estrutura de transporte já existente, entre outros aspectos.

Até agora, a HyperloopTT já assinou acordos nos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, França, Alemanha, Índia, China, Coreia do Sul, Indonésia, Eslováquia, República Tcheca e Ucrânia.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa.
flavio@acontecegramado.com.br

Respostas de 7

  1. Sensacional este projeto da cápsula que irá resolver o deslocamento das pessoas e mercadorias com rapidez por este país como um todo. Espero que sua tarifa seja viável a todos e com certeza ira se expandir com a mesma rapidez do projeto. Parabéns a todos os envolvidos na execução e implantação do projeto

  2. É o futuro chegando aí….
    E todos que acham que é impossível, esperem mais coisas que irão surgir.
    Nós os cinquentoes, talvez não iremos usufruir desses benecies, mas nossos filhos sim!!

  3. Nunca li tamanha besteira na minha vida inteira.
    Então o cara vai subir a serra na velocidade do som.
    Acho que quem fez a reportagem não sabe o que escreveu.

  4. Sei que são só 3 comentários. Mas juro que pensei que estava lendo algo em 01/04.
    1.200km/h? Aham? Eu li isso mesmo? E a vácuo?
    Meu Deus. Estão levando isso a sério?

    Vão carpi um lote pra acupar a cabeça e não ler merda.

  5. A consciência na não uitilização dos combustiveis fósseis e o próprio processo tecnológico evolutivo, está nos condicionando a procura de alternativas e adaptações inerentes. A Ford já mandou um significativo recado aos novos tempos.

  6. Olha, se fosse um projeto a partir de 2081, seria possível crer nessa iniciativa. 1,2 km/h é a metade da velocidade do Concorde !!!!! 50% a mais do que um A320/380 etc e tal. E alguém da imprensa Varonil acreditou…

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade