Para entender a gravidade da situação em Gramado atualmente, quando o assunto é o Coronavírus, precisamos nos debruçar sobre os números e entender os fatores que levaram a cidade a ter o pior cenário entre todas na Serra Gaúcha atualmente.
E, os números são definitivos: Gramado vive um descontrole de novos casos e mortes. Em 45 dias, desde 1 de janeiro de 2021, o número de novas mortes e novos casos triplicou com relação a média de 2020.
Alguns fatores que podem explicar isso são: a nova variante (P1) que circula entre nós e é mais infecciosa, o descuido dos moradores em seus ambientes familiares, as festas privadas e aglomerações de férias, viagens, falta de restrições e fiscalização no município e a flexibilização das atividades econômicas.
Também chama a atenção que, em situação gravíssima, a Prefeitura de Gramado tenha escolhido manter a flexibilização, mesmo em bandeira preta, (diferente de Canela, por exemplo, que vive situação não tão melhor mas, ainda assim não tão grave quanto a de Gramado, mas escolheu pelas restrições).
ENTENDA A DISPARADA DE CASOS E MORTES EM GRAMADO
NÚMEROS DA SEMANA: Nos últimos sete dias, a média de novos casos em Gramado foi de 81 casos ao dia. A maior média desde o início da pandemia. Também nos últimos sete dias, 12 gramadenses perderam a vida na luta contra o vírus.
COMPARAÇÃO COM 2020: No ano passado (todo) Gramado registrou 3.650 casos de moradores que testaram positivo e 41 gramadenses morreram por complicações. Em 2021 (em 45 dias), já são 1.915 casos positivos e 20 gramadenses já morreram .
Aqui, chama a atenção a disparada de novos casos em 2021, acompanhada do alto índice de mortes em um pequeno período. 20 mortes de moradores em 45 dias é uma taxa extremamente alta para um município pequeno do tamanho de Gramado.
MÉDIA DE CASOS: Em 2020, a média de novos casos em Gramado foi de 12 positivos ao dia. Já em 2021, esta média triplica e já está em 42 novos casos ao dia.
HOSPITALIZADOS: Outro dado importante de analisarmos são os números de hospitalizados e moradores com vírus ativo no momento. Em 30 de dezembro Gramado tinha no Hospital São Miguel cinco gramadenses hospitalizados confirmados com coronavírus e 125 moradores com o vírus ativo. Hoje, 45 dias depois, são 33 hospitalizados com coronavírus sendo que a cidade tem 337 moradores com o vírus ativo no momento.