Olá queridos, meu nome é Simone Prestes, sou nutricionista, formada pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduando em Nutrição Clínica pela Unisinos.
A partir de hoje faço parte do time Acontece Gramado e estarei semanalmente com vocês através de uma coluna voltada à Nutrição e Saúde.
Sejam todos muito bem vindos e fiquem à vontade para enviar dúvidas e sugestões. Nessa primeira coluna quero falar sobre um assunto que vem movimentando as redes sociais e gerando discussão e teorias mirabolantes: os famosos alimentos para evitar e tratar a Covid-19.
Desculpe se vou frustrá-los, mas esses alimentos milagrosos ou nutrientes específicos não existem! Estudos têm mostrado que nosso organismo responde ao novo coronavírus através do sistema imunológico e isso define o grau de gravidade ou o tempo de recuperação do indivíduo infectado.
Sendo assim, o indicado é que trabalhemos no fortalecimento do sistema imune e, para isso, cuidar da alimentação é essencial, ou seja, não podemos elencar um único alimento ou uma vitamina específica para inclusão em uma dieta. Nosso corpo necessita de um consumo alimentar balanceado como um todo, invista em alimentos fontes de todos os nutrientes e da ingestão diária de frutas, verduras e legumes.
Esse consumo alimentar consciente aliado a horas regulares de sono, redução do estresse e prática diária de exercícios trará resultados benéficos a curto e longo prazo. Vamos tentar juntos?
Por Simone Prestes
Nutricionista, formada pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduando em Nutrição Clínica pela Unisinos