A Páscoa em Canela 2022 está atrasada. O evento foi anunciado para iniciar ontem, dia 31 de março mas, até agora, nada de elementos decorativos nas ruas, nem abertura oficial, nem personagens, sinalização, nem turistas. A situação provoca reclamações entre os setores econômicos da cidade que precisam de movimento para tentar recuperar o “preju” da pandemia e os dois anos sem eventos.
Vamos voltar ao passado. Em um período não tão distante, pelo menos entre 2002 e 2010, quando a Páscoa em Canela já foi o principal evento do período no Brasil. Lembramos aqui o auge com o Chocofest que atraía milhares de turistas de todo o país-, e, mesmo depois, com a decoração elogiada por muitos anos por seu bom gosto e ludicidade, tudo feito por mãos de produtores culturais locais.
Até agora, perde a cidade como destino turístico, os empresários locais que aguardam os turistas para recuperar os prejuízos da pandemia, a administração que paga vale pela demora e todos nós enquanto região turística. Não é preciso nem explicar que um evento para atrair turistas precisa de pelo menos seis meses de divulgação. Ainda mais eventos de grande porte como os eventos públicos de Gramado e Canela.
Em contato com esta coluna a secretária de Turismo de Canela, Carla Reis, que merece todo nosso respeito e admiração por seu trabalho no setor cultural (e por ter assumido a “bronca” da pasta após a exoneração do antigo secretário), enumerou os motivos de todo o atraso. O principal, segundo ela, foi a falta de empresas interessadas em participar da licitação para decoração.
“A Páscoa iniciou ontem sim! O que nós temos atrasado e que não é culpa da Prefeitura nem da empresa é a decoração. Tivemos uma licitação “deserta” sem participação e não poderíamos contratar emergencial. Tivemos que abrir nova licitação, três empresas concorreram e uma venceu. Agora está correndo contra o tempo. Mas, preferimos adiar a decoração do que o evento“, explica Carla.
Ainda, segundo Carla, o evento já teve atrações ontem. “A programação está em dia. Hoje, a partir da meia noite, a decoração vai sendo colocada até terça-feira“, disse a secretária.
Segundo Carla, a divulgação é através do Instagram (@canelars ou @canelapaixaonaturale), do site: https://canela.com.br/pascoa/ e das assessorias de imprensa da Prefeitura e uma empresa terceirizada.
Ocorre que, na minha visão, não é só decoração o problema. A falta de planejamento, experiência e expertise, falta de divulgação nacional, falta de equipe, de comunicação com a comunidade e empresários são problemas maiores e que estão muito presentes neste evento especificamente.
Um dos motivos que pode explicar esta situação atual é o fato de a nova secretária ter assumido seu cargo no fim do ano passado após o afastamento do ex-secretário Ângelo Sanches após investigação da Polícia Civil na Operação Caritas. “Pode” não ter dado tempo da pasta se recuperar do baque e nem refazer a equipe e o planejamento para 2022.
Fica aqui a torcida para que Canela reverta este péssimo cenário colocado agora quando o assunto é Páscoa. Não é aceitável que um dos principais destinos turísticos do país se permita chegar a este ponto quando o assunto são os evento públicos geridos pela administração municipal. É o primeiro evento público dos últimos anos que começa “pela metade” na região, e isso é muito constrangedor. Canela já passou da fase amadora no setor turístico e de eventos.
O exemplo está ao lado! Gramado “bomba” seu evento de Páscoa já há uma semana com programação intensa, bela decoração, muita cor, atrações totalmente gratuitas e grandes patrocínios.
Uma resposta
Que pena! Por descaso da administração da cidade, Canela perde sua característica de cidade turística. Já basta os tempos em que a cidade estava praticamente abandonada, destruída, com a Av Osvaldo Aranha intransitável, afastando os turistas. A cidade tem um enorme potencial. É só a administração [Prefeitura, sexretarias, câmara de vereadores] dedicar mais atenção à vocação turística da cidade.