Com o tema “De cada terra, um sabor. De cada sabor, uma história”, a 17ª edição do Festival de Gastronomia de Gramado promete um mergulho nas raízes da culinária gaúcha. O evento, que acontece de 9 a 19 de outubro no Lago Joaquina Rita Bier, reforçará seu compromisso com a autenticidade dos ingredientes e a diversidade cultural que moldam a gastronomia do Rio Grande do Sul.
Realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e promovido pela Gramadotur, o festival deste ano terá como um de seus pilares a maior integração com a comunidade local. Uma das principais novidades é a parceria com o Senac Gramado para a realização de aulas-show exclusivas para estudantes da rede municipal de ensino, uma iniciativa que nasceu de uma sugestão dos próprios vereadores.
Os detalhes da programação foram apresentados na última terça-feira ao presidente da Câmara, vereador Ike Koetz, e aos vereadores Rafael Ronsoni e Profª Denise, em um encontro com o presidente da Abrasel, Marcelo Wazlawick, e a executiva Gabriele Grespan.

“Estas aulas foram uma ideia dos vereadores, que nós, como entidade, recebemos de braços abertos. Será uma oportunidade única para os alunos entenderem a importância da gastronomia local e como ela se tornou um símbolo de Gramado“, destacou Wazlawick, prevendo o sucesso da iniciativa.
A Câmara de Vereadores é uma apoiadora integral do evento, destinando R$ 150 mil por meio de emendas impositivas para a sua realização. Além do aporte financeiro, o Legislativo ficará responsável pelo transporte dos alunos que participarão das atividades educativas no Lago Joaquina Rita Bier.
O presidente Ike Koetz celebrou a parceria, ressaltando o valor de conectar as crianças com um dos setores mais vitais da economia gramadense. “Será um festival lindo e mágico, e é gratificante poder proporcionar esse conhecimento às nossas crianças, especialmente no mês dedicado a elas. Assim, desde cedo, terão contato com um dos setores mais importantes da economia local. Parabéns pela iniciativa e vida longa ao Festival de Gastronomia”, afirmou Koetz.
A 17ª edição do festival se propõe a celebrar o mosaico de sabores e histórias da culinária gaúcha, desde a herança indígena até as influências da imigração europeia e oriental, consolidando o evento como uma plataforma de fortalecimento da cultura, do turismo e da economia de Gramado.