O Governo do Rio Grande do Sul atualizou nesta sexta-feira, dia 17 de julho, a classificação de bandeiras nas regiões que formam o Mapa do Distanciamento Controlado adotado pelo Piratini.
Gramado e Canela, que integram a macrorregião de Caxias do Sul, estavam na Bandeira Vermelha desde a última terça-feira, dia 14. Com a nova classificação, as duas cidades permanecem na mesma situação.
Agora, os municípios podem recorrer até o próximo domingo, dia 19, na tentativa de reverter a decisão estadual. Os recursos serão analisados na próximas segunda-feira, dia 20, quando sai a decisão final.
No caso de o recuso ser aceito, as duas cidades voltam para os protolocos de flexibilização da Bandeira Laranja a partir de terça-feira, dia 21.
Bandeiras e protocolos
Conforme o grau de risco, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal e a divulgação preliminar ocorre na sexta-feira pelo Governo do RS. Quando a nova bandeira for de risco menor, a classificação passa a valer às 0h de sábado. Já para as demais regiões, incluindo aquelas que apresentaram recursos, haverá nova divulgação na segunda-feira, com vigência a partir de terça-feira. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras.
Situação preocupante na Serra
Gramado e Canela superam os 250 casos de Coronavírus. Confira AQUI o que levou a região a atingir este pico de contaminação no mês de julho.
Já a oferta de leitos de UTI na Serra Gaúcha está muito perto de se esgotar. A região está próxima do colapso no Sistema de Saúde como mostra Levantamento Exclusivo dos canais Te Liga Canela e Acontece Gramado. Confira AQUI.