Uma nova decisão da Justiça do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, dia 30 de março, determina que uma possível alteração no controle diretivo do grupo Gramado Parks não depende mais de autorização judicial.
A decisão desta quinta-feira derruba, em parte, a decisão da semana passada quando o grupo de Gramado conseguiu na Justiça a interrupção do repasse de recebíveis à securitizadora Fortesec (Entenda AQUI).
No pedido aceito semana passada, os advogados também pediram (e foram atendidos pela Juíza Graziella Casaril) que qualquer alteração no controle diretivo da Gramado Parks e de suas subsidiárias fosse “submetido previamente a Juízo como forma de fiscalizar e prevenir condutas predatórias societárias”.
Segundo informações do Valor Econômico, na decisão de hoje, o desembargador Gelson Rolim Stocker, da 6ª Câmara Cível, deferiu parcialmente o pedido de agravo apresentado pelos fundos Star, Serra Verde e Funparks, que afirmam ter 100% do capital social da Gramado Park. O Serra Verde e o Funparks são da gestora R Cap, que pertence ao mesmo grupo da securitizadora Fortesec, a holding RTSC.
No pedido, os advogados dos fundos alegam que a administração da Gramado nem ao menos comprovou as alegações que o pagamento dos CRIs iria inviabilizar a operação.
O desembargador decidiu hoje conceder tutela antecipada parcial para suspender o trecho da primeira decisão que fala sobre a mudança na administração. Sobre os demais pedidos de suspensão, disse que como são desprovidos de urgência, “deverão ser submetidos ao contraditório e, após, colocados sob o crivo do Colegiado desta 6ª Câmara Cível”.
A situação do grupo empresarial Gramado Parks está provocando expectativa sobre o futuro dos negócios do conglomerado. (A notícia foi destaque em portais de economia de todo o país esta semana).
Entre as operações do grupo, estão os parques Snowland e Acquamotion, os hotéis Wyndham Gramado Termas Resort Spa, Buona Vitta, Exclusive e Bella, todos em Gramado, além de outras atrações turísticas e de hotelaria em Foz do Iguaçu (PR), Praia dos Carneiros (PE) e Rio de Janeiro (RJ). O grupo também trabalha com incorporação e sistema de multipropriedades.