Olá Hunters,
Sem perceber o tempo passar ao escrever essas colunas, chegamos na nossa 4ª Gourmet Hunters, você que chegou agora recomendo a leitura das colunas anteriores para saber como chegamos aqui.
Vamos fazer um pouco diferente essa semana, vou falar um pouco sobre o que eu creio que será a Gastronomia na pós-pandemia. Dentro da faculdade de Gastronomia para quem quer se aventurar, existe uma cadeira de gestão de crise para fazer com que pensemos maneiras criativas para sair de situações que podem acontecer, além disso venho acompanhando colegas da área falando e dando suas opiniões de como será.
Primeiramente, temos que nos acostumar com um novo normal, o que é o novo Normal?
O novo normal é o distanciamento de 2 metros de uma mesa para outra, são as máquinas ultra-modernas de lavar louça que esterilizam os utensílios a uma temperatura altíssima, o álcool em gel, entre outros que a mídia já colocou pra gente, lembrando que existem duas categorias de restaurantes que estão sofrendo e vão continuar sofrendo se não se readaptarem, os buffets e os restaurantes de “Alta-Gastronomia”.
Como serão os Buffets, os buffets terão que se readaptar no sistema de um “Subway”, onde existe um vidro “anti-contato” e um funcionário irá servir o seu prato com os itens escolhidos, ali, é muito simples seguir dessa forma com um investimento mínimo em relação a exposição do buffet, lembrando que esse sistema fica dentro das novas normas estabelecidas pela Anvisa.
Agora o seguimento que mais vai mudar será o de “Alta-Gastronomia”, os ingredientes exóticos franceses, as trufas italianas ficam mais “distantes”, com fronteiras fechadas as iguarias se tornam muito mais caras fazendo com que esses restaurantes sofram na aquisição de matéria prima além disso tem um novo fator, o fator econômico que está influenciando muito no couvert desses restaurantes.
E Agora?
A palavra que esta se falando no Rio, São Paulo, Fortaleza, Salvador e Manaus (onde estão os restaurantes premiados no Brasil) é REGIONALIZAÇÃO.
A busca intensa por “novos” ingredientes regionais, aquele pequeno produtor, aquela erva diferente isso é o que vai compor a nova ERA da alta Gastronomia, na realidade isso é um assunto abordado a muitos anos em diversas convenções, com essa busca os restaurantes podem flexibilizar cardápios mais acessíveis, pois a nova Alta Gastronomia vai andar de mãos dadas com Slow Food e a Comfort Food, que é o que o Chef Alex Atala já trabalha no Dom a “séculos”.
Segredo do Sucesso.
Se teve alguma modalidade de restaurante que cresceu durante essa Pandemia foi o Delivery, que há um tempo atrás se limitava na pizza, o hambúrguer e quando muito o Japonês. Nessa Pandemia vimos grandes restaurantes entrarem na onda do delivery, que é um tendência que vai perdurar ainda por muitos anos, pois foi o segmento que mais cresceu em 2020.
Neste ano os aplicativos rap, ifood, uber eats, entre outros registraram um aumento de 1000% no número de restaurantes “fantasmas”(restaurantes que tem apenas a cozinha de produção e não tem espaço físico), mas e a “Alta Gastronomia”?
Esse segmento não ficou de fora quando se tratou em buscar soluções em relação a Delivery, entregando experiencias de menu degustação completa com harmonização, em embalagens de dar inveja, copiando o sistema de “bentos” japoneses, com caixas de alto padrão, mostrando que o Delivery veio para ficar.
E essa semana hunters, quis trazer pra vocês um pouco do que acredito que será a Gastronomia durante e pós Pandemia, deixa aqui nos comentários o que vocês acham e no que acreditam que será a gastronomia.
Até a próxima caçada!
Uma resposta
????????????????