Gramado doa terreno de 16 hectares para construção do Instituto Federal que terá mais de mil alunos

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A conquista de um campus do Instituto Federal de Educação (IFRS) para Gramado teve um avanço significativo nesta quarta-feira (23), com a oficialização por parte da Prefeitura de Gramado da doação do terreno onde será construída a estrutura.

A entrega da documentação foi realizada pelo prefeito Nestor Tissot diretamente ao reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, em ato realizado no Gabinete do Prefeito. A área de 16 hectares que receberá a edificação de três andares para abrigar cursos de graduação para ensino médio e técnico fica localizada no bairro Várzea Grande, com acesso pela Av. do Trabalhador.

Instituto Federal em Gramado deve ter início das obras no segundo semestre de 2026. Créditos: Divulgação.

A estimativa do IFRS é de que o investimento na obra gire em torno de R$ 16 milhões, beneficiando mais de mil estudantes de Gramado e região. Conforme o reitor Júlio Xandro Heck, a intenção do Governo Federal é assinar a ‘Ordem de Início dos Serviços’ no começo do 2º semestre deste ano. “Agradecemos toda atenção e o empenho do prefeito Nestor e dos poderes Executivo e Legislativo de Gramado. Em breve, a cidade receberá este campus tão merecido e desejado pela comunidade gramadense e regional“, comentou Júlio Xandro, lembrando que dos 100 campus que o Ministério da Educação previa, cerca de 30 municípios não cumpriram os prazos.

Terreno de 16 hectares doado pela Prefeitura de Gramado na Várzea Grande e que será local do Instituto Federal.

CONTRAPARTIDAS – O município de Gramado já trabalha para entregar algumas contrapartidas visando a instalação do campus, que incluem a terraplanagem do terreno, o acesso viário pavimentado, a ligação com a rede de água e remoção da vegetação. O prefeito Nestor Tissot cobrou celeridade no processo por parte do Executivo e comemorou mais este avanço. “Tenho certeza que este campus será um grande incentivo para os nossos estudantes, que poderão aprofundar seus conhecimentos sem precisar sair de Gramado. Vai qualificar a mão de obra da nossa juventude, ao mesmo tempo em que atende uma reivindicação do empresariado local”, avalia o prefeito Nestor Tissot.

Momento da entrega da documentação do terreno doado pela Prefeitura de Gramado. Créditos: Divulgação.

Também estiveram presentes no encontro o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Ike Koetz, o secretário de Inovação, André Castilhos, o diretor de Inovação, Heitor Noel, além da pró-reitora de Administração do IFRS, Tatiana Weber, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Lucas Coradini, o coordenador de Implantação do Campus Gramado do IFRS, Jesus Rosemar Borges, o coordenador de Implantação do Campus Zona Norte do IFRS (Porto Alegre), Amilton de Moura Figueiredo e a diretora de Planejamento e Obras do IFRS, Queila Tomielo de Camargo.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade