Conforme o Acontece já antecipou na semana passada, a taxa de ocupação dos Leitos de UTI na Serra Gaúcha e em Gramado teve uma queda e estabilizou nos últimos sete dias. As informações são do Governo do Rio Grande do Sul.
Se a situação nos hospitais da Serra Gaúcha é mais tranquila do que em meados do mês de Julho, a situação em Gramado ficou ainda melhor na última semana. No início da última semana de Julho o Hospital São Miguel chegou a uma taxa de 100% de ocupação dos seus leitos de UTI.
Na segunda-feira passada, dia 3 de agosto, a ocupação caiu para 83,3%. E na manhã desta segunda, dia 10 de agosto, a ocupação em Leitos de UTI do São Miguel está em 77,7%. Dos 18 leitos de UTI do Hospital São Miguel, 07 (sete) estão ocupados por pacientes com confirmação para COVID-19 e 07 (sete) por pacientes não COVID.
A queda em Gramado é significativa e indica que o platô do Coronavírus no Rio Grande do Sul já é uma realidade. Em Caxias do Sul, referência para Gramado e Canela na questão leitos de UTI, a ocupação está em 72,8% nesta segunda-feira.
O chamado platô ocorre quando o número de novas internações e novos óbitos se estabiliza. É o que ocorre em Gramado e na Serra Gaúcha. Gramado registrou o último óbito de residente há seis dias.
Na Serra Gaúcha já são 14.514 casos positivos de Coronavírus, 12.115 pessoas consideradas curadas e 250 óbitos pela doença.