A tradicional feira do livro de gramado começa na próxima quinta-feira, dia 3 de setembro, e segue até o dia 13 de setembro reunindo literatura, arte e entretenimento para todas as idades. O evento ocupará a praça major nicoletti e a biblioteca pública cyro martins com uma série de atrações gratuitas, incluindo lançamentos de obras, palestras, oficinas criativas, contação de histórias para o público infantil e apresentações musicais que vão do jazz e mpb ao hip-hop e música orquestral.

O patrono desta edição é o advogado e escritor marco antônio lopes ferreira. Com uma trajetória que une o direito e o voluntariado cultural, ele reside em gramado há 16 anos. Advogado há 44 anos e pós-graduado em direito ambiental, consolidou sua participação na comunidade local como membro do conselho municipal de cultura e, atualmente, exerce a presidência da academia gramadense de letras e artes.
O secretário de cultura, jonas da silva, comemora a realização de mais uma edição e destaca a importância de ocupar os espaços públicos com incentivo à leitura. “a feira do livro é um dos momentos mais marcantes do nosso calendário cultural, pois aproxima a comunidade dos autores, estimula o hábito da leitura nas crianças e movimenta o centro da nossa cidade com muita arte e conhecimento. preparamos uma programação diversa e acolhedora, pensada com carinho para os gramadenses e visitantes”, ressaltou o secretário.
Programação em destaque
- 03/09 (Quinta-feira): Abertura com o cafezinho legislativo e palestra sobre emoções na biblioteca cyro martins às 19h.
- 04/09 (Sexta-feira): Abertura oficial às 19h30 na praça major nicoletti, com orquestra jovem de gramado e grupo folclórico bergfreunde.
- 05 a 07/09 (Fim de semana e feriado): Dias intensos com apresentações musicais variadas, indo do saxofone e jazz até bandas de rock e mpb na praça central.
- 08 a 11/09 (Dias úteis): Oficinas de grafitti, contação de histórias, saraus infantis, oficinas criativas, bate-papos literários e palestras sobre meio ambiente e cultura kaingang.
- 12 e 13/09 (Encerramento): Apresentações musicais instrumentais, coro infantil, encontros de literatura histórica e o encerramento oficial com o sarau gramadense no domingo à tarde.













