A trajetória da empresária Marta Rossi no turismo nacional ganhou um reconhecimento de destaque na noite desta quarta-feira (30), durante a realização da Abav Expo 2026, em São Paulo. Cofundadora da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos e CEO do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, ela foi escolhida como uma das dez personalidades e entidades agraciadas com o Prêmio M&E – Trajetória & Legado no Turismo.
Instituída pelo Conselho Editorial do veículo especializado Mercado & Eventos, a condecoração homenageia profissionais, empresários, entidades e lideranças públicas que desempenharam papel fundamental no desenvolvimento, estruturação e transformação do setor turístico no país. Com perfil não competitivo, a distinção avalia o impacto histórico, as contribuições contínuas e o legado dos homenageados em múltiplos segmentos do ecossistema de viagens.

Marta foi selecionada por unanimidade pelo colegiado para a categoria “Inovação que Virou Legado”, enaltecendo seu pioneirismo na estruturação do segmento de eventos de negócios no Brasil. Ao longo de décadas de atuação, a executiva consolidou uma liderança voltada à geração de oportunidades de mercado e à integração entre destinos, companhias aéreas, operadoras, agentes de viagens e o trade hoteleiro.
Ao lado do sócio Eduardo Zorzanello na Rossi & Zorzanello, Marta liderou a criação e consolidação do Festuris, realizado anualmente em Gramado, na Serra Gaúcha. O evento transformou-se em uma das principais plataformas de negócios turísticos da América Latina, tornando-se referência em conteúdo, debates estratégicos e fomento comercial para a cadeia produtiva do turismo nacional e internacional.
Para a homenageada, o reconhecimento em âmbito nacional traduz o impacto coletivo construído ao longo dos anos a partir do Rio Grande do Sul:
“Realmente é um momento muito especial. Ver o trabalho ao qual dediquei tanto de mim sendo aplaudido me fez compreender de forma mais clara que legado se revela nas oportunidades que ajudamos a criar, nas pessoas que inspiramos e na capacidade de construir uma história que continua se renovando. Muito obrigada. Estou muito emocionada e estimulada a continuar construindo.”
A premiação reforça a solidez de uma carreira iniciada na Serra Gaúcha que, ao ultrapassar fronteiras regionais, ajudou a moldar a história contemporânea da indústria de eventos e turismo no Brasil.
















